
10/05/2023
Atividade que faz parte do programa “Vem pro Horto” ocorreu no último sábado (06/05) e contou com a participação de 40 pessoas.
A tradicional observação de aves, realizada no Horto de Tupi teve mais uma edição no último sábado (06/05). A atividade foi conduzida pelo guia de observação de aves e biólogo Valdir Felipe, contou com a participação de 40 pessoas e compôs o calendário anual do programa de educação ambiental “Vem pro Horto”, realizado nesta edição pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente, Grupo de Estudos e Observação de Piracicaba, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ-USP), Fundação Florestal (FF) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).
Em uma manhã de bastante neblina, o grupo percorreu as trilhas do Horto, sendo possível avistar 46 espécies de aves que habitam a unidade. O guia de observação de aves Valdir Felipe mencionou: “O evento foi muito bacana, contou com a presença de tantas pessoas, e conseguimos observar 46 espécies diferentes. Destaques para as quatro espécies diferentes de pica-pau e algumas espécies coloridas, como a Saíra-amarela, Pipira-vermelha e entre outros”.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri (Especialista Ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais) disse que: “A atividade de observação de aves é algo que entendemos que tem um grande potencial educativo. As pessoas têm a oportunidade de conhecer esses animais, os quais foram fundamentais para a formação dessa floresta e, de uma forma prazerosa, entendem o papel dessa área para a biodiversidade. Temos percebido um interessante cada vez maior das pessoas nesse tipo de atividade”.
Leonardo Felipe Maria (25 anos, auxiliar de expedição) participou da atividade e comentou sua felicitação em poder estar presente no dia: “Foi uma experiência super agradável, pude conhecer diferentes tipos de espécies, estar em contato com a natureza; além de me divertir e dividir conhecimentos com pessoas que também compartilham da paixão em observar aves. Fiquei encantado pela beleza e a diversidade do local”.
Para encerrar a agradável manhã de observação de aves os participantes e a equipe de educadores se reuniram em roda participando de uma intervenção educativa intitulada: “Gaiolas da consciência”, onde uma gaiola foi reutilizada contendo perguntas e uma imagem em seu interior. A educadora ambiental Liliane Trevisan comenta: “Ao trazer essa intervenção aos participantes, tivemos a intenção de, após eles observarem tantas aves silvestres em vida livre, refletirem sobre o mal estar e privação de liberdade gerada as aves, quando são trancafiadas em gaiolas. E que espaços como o horto e outras áreas verdes são importantes para a conservação da nossa fauna silvestre e para nosso próprio bem estar”.
A próxima edição do “Vem pro Horto” ocorrerá no dia 27/05, com o evento “Vem Brincar e Aprender no Horto”, contando com a participação de diversos grupos de pesquisa e extensão da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP). Todas as edições do programa contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi.
Notícias relacionadas
- Pesquisador científico do IPA realiza roda de conversa sobre espécies botânicas de Ilhabela
- Professores definem os temas a serem trabalhados em seus projetos de educação ambiental, cultural e de promoção da saúde e bem estar no EducaTrilha na Escola
- EducaTrilha na Escola abre inscrições para a sua 5ª edição