
14/04/2023
No último dia 13 de abril, ocorreu o 3º encontro do “EducaTrilha na Escola” 2023, no Núcleo de Educação Ambiental de Piracicaba.
Keyla Carolina Boralli Benoti, Coordenadora de Formação Continuada em Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, comenta sobre esse momento formativo: “O encontro de hoje foi fundamental para que os educadores tivessem contato com uma das principais etapas do programa: a elaboração do portfólio, que apresentará o desenvolvimento das ações realizadas na escola, evidenciando a história e a trajetória do projeto. O encontro foi inteiramente participativo, por meio de metodologias ativas onde os participantes puderam contribuir com análises críticas, ideias, sugestões e opiniões”.
Valdirene de Lima Coelho dos Santos, Coordenadora Pedagógica da Área de Ciências da Natureza e Matemática da Escola Estadual Benedito Evangelista Costa, fala de sua satisfação em participar: “O encontro foi dinâmico. Imaginamos que fosse uma apresentação sobre o portfólio, quando na verdade nós vivenciamos como é um portfólio. Pudemos compartilhar ideias, facilitando nosso entendimento do que vamos fazer durante o ano”.
Durante a atividade, foi utilizada a metodologia “Café Mundial” para que os participantes pudessem dialogar sobre os critérios de pontuação do programa. Em seguida, os grupos receberam um portfólio construído pela equipe para que avaliassem e pensassem em possibilidades de melhoria.
Willians Matheus de Freitas Silva, estudante de Gestão Ambiental da ESALQ/USP e integrante do Raízes, do Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca/ESALQ/USP, conta sobre a experiência de conduzir uma das atividades durante o encontro: “Foi bem interessante a experiência de conduzir a atividade. Foi um encontro bem tranquilo, os professores foram muito ativos nas atividades, o que ajudou muito no diálogo”.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa, complementou: “O intuito do encontro de hoje foi mostrar uma visão geral do processo completo do EducaTrilha na Escola, de modo que os professores iniciem os projetos de educação ambiental e cultural, saúde e bem estar na escola sabendo como registrar e que características são importantes nesses processos educativos. Agora em cada encontro formativo vamos aprofundar alguma dessas características”.
Bruno Fernandes, educador ambiental do Núcleo de Educação Ambiental (NEA/SIMAP) reforçou a importância dessas reflexões sobre o processo de registro e sistematização das vivências e aprendizados do processo: “Falar sobre os processos de escrita e organização dos acontecimentos e ideias emergidos durante as intervenções educadoras nas escolas é uma forma de comunicar, buscando o compartilhamento desses aprendizados e o aprimoramento dos processos. O portfólio é esse espaço no EducaTrilha: mais do que produzir um material para o concurso, ele tem potencial de dar visibilidade para os espaços e pessoas envolvidas”.
O “EducaTrilha na Escola” é um programa de educação ambiental, cultural e promoção de saúde e bem estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba por meio de um processo formativo e um concurso de projetos educativos que incluem visitas ao Horto de Tupi.
A edição 2023 do “EducaTrilha na Escola” (4ª edição), que conta com o patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil, é uma realização conjunta da Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF). O programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, da Rotas Afro, Movimento pela Educação Humanizadora – MOVEH e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água – GEPURA, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”).