
12/04/2023
A Unidade Jardim Botânico do Instituto de Pesquisas Ambientais – IPA conta com uma área de atividades experimentais que inclui estufas agrícolas, utilizadas para manutenção de plantas de diversas famílias botânicas, objeto de pesquisa científica em muitos projetos.
Para a melhor condução dos projetos científicos em andamento e viabilidade de novas pesquisas, era necessário providenciar a reforma das estufas, readequando e modernizando as estruturas. Com a captação de recursos da Câmara de Compensação Ambiental de São Paulo, um total de R$ 1.089.723,00, foi possível realizar a reforma de 8 estufas, localizadas em uma área de aproximadamente 1.200 m², que estarão disponíveis ao desenvolvimento de novos projetos realizados na instituição, em caráter multiusuário interno.
A equipe que concebeu esse projeto técnico iniciou as reuniões no final de 2020, sendo o plano de trabalho aprovado pela CCA-SP em dezembro de 2021. Com a interlocução da assessoria técnica do IPA, o projeto é de responsabilidade da Coordenadoria de Parques e Parcerias, gestora do PEFI – Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, onde estão localizadas as estufas.
O projeto tem como coordenador o PqC Dr. Shoey Kanashiro, responsável pela elaboração dos projetos técnico-científicos das estufas. A PqC Dra. Marina Crestana Guardia e a assistente à pesquisa Lílian Maria Asperti realizam a coordenação executiva e fiscalização da obra, elaborando os relatórios de acompanhamento e atuando junto à empresa ganhadora da licitação.
No dia 30/03/23, foi realizada vistoria técnica nas estufas, visando à apresentação das melhorias realizadas pela readequação, as quais incluíram: coberturas compostas por placas de policarbonato, que apresentam maior durabilidade quando expostas às intempéries e que possuem tratamento com aditivos anti-UV, sombreamento com tela aluminizada, fechamento lateral com tela, sistema de irrigação e nebulização e painéis de controle elétrico novos. Em uma das estufas, foi possível instalar o sistema de coleta de água de chuva para reutilização no resfriamento do ar, reforçando o caráter de sustentabilidade do projeto.
A equipe do projeto é formada pelos técnicos do IPA – JB, Catarina Carvalho Nievola, Cláudio José Barbedo, Clóvis José Fernandes, Lílian Maria Asperti, Márcia Regina de Oliveira Santos, Marco Aurélio Tiné, Marina Crestana Guardia, Mirian Cilene Spadiani Rinaldi e Shoey Kanashiro.
O projeto continua em andamento e haverá a segunda etapa. Contudo, grande parte da área das estufas já está sendo utilizada para acondicionar as plantas destinadas à pesquisa.