
31/03/2023
No dia 29 de março aconteceu a 420ª Reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). Dentre os assuntos da pauta estava a tragédia causada pelas chuvas e pela especulação imobiliária no litoral norte de São Paulo, principalmente no município de São Sebastião. Neste contexto, o pesquisador científico Marco Nalon, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), relatou as ações da instituição realizadas na região.
A primeira resposta a esses eventos foi um termo de cooperação junto à Defesa Civil. A princípio eram duas equipes com sete técnicos do IPA, trabalhando em conjunto com outras equipes, locais e de outros órgãos, como Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e prefeituras. As equipes estiveram em campo desde o começo, em caráter emergencial, fazendo o levantamento de risco geológico em auxílio às equipes de busca e resgate, como Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental. Em fase subsequente, atuaram na recuperação da infraestrutura junto às equipes das agências de energia e de água, que precisavam de apoio de segurança para acessarem às áreas.
No pós-emergencial, o IPA esteve presente no cadastramento e avaliação do risco residual das comunidades. As equipes foram localmente em cada habitação para avaliar o risco. Os técnicos da instituição também atuaram no planejamento, desde o encaminhamento de famílias a novas habitações (determinando quais não deveriam ser reocupadas) e realizando o monitoramento intensivo de áreas não atingidas. Usando mapeamentos herdados do Instituto Geológico pelo IPA e utilizando imagens aéreas atuais, foi feito o mapeamento das cicatrizes na paisagem, resultado dos deslizamentos.
O próximo passo do IPA deverá ser no sentido da restauração ambiental, que deverá ocorrer em conjunto com a Fundação Florestal. “Nosso papel como instituto de pesquisa, nessa restaurações, é basicamente dar o suporte técnico, desde lista de espécies, avaliação dessas espécies, técnicas de restauração e avaliação em conjunto para que haja uma soma de esforços e que os projetos todos tenham uma validação de todos os interessados”, explicou Nalon.
A reunião do Consema aconteceu presencialmente no Plenário Paulo Nogueira Neto, na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), na capital, e por videoconferência. A gravação pode ser assistida pelo Youtube.
Notícias relacionadas
- Diagnóstico de viveiros mapeia produção de mudas nativas em São Paulo e fortalece metas do Programa Refloresta-SP
- IPA ministra módulo de avaliação de riscos em curso de formação de gestores em Defesa Civil
- Estudo comprova que espécies florestais com maior variabilidade de suas características funcionais são mais propensas a persistir em ambientes modificados