06/01/2023

Desvio de temperatura do ar projetada para a média 2020-2050 para o Estado de São Paulo em relação ao período histórico (1961-1990). Fonte: Armani et al. (2022)

A revista Derbyana (https://revistaig.emnuvens.com.br/derbyana) é um periódico dedicado a Geociências do Instituto de Pesquisas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, e dá continuidade à Revista do Instituto Geológico, com vigência de 1980 a 2020.

O tema “Mudanças Climáticas” é um dos assuntos prioritários em nível mundial e também da Secretaria. Em função dessa relevância, no volume de 2022 de Derbyana, lançamos uma seção temática dedicada a “Mudanças climáticas: Estudos de impacto e vulnerabilidade ambientais”, com o intuito de se resgatar os avanços nesse tema, com contribuições de especialistas de diferentes áreas, que discuta as lacunas de conhecimento científico, as inovações em nível metodológico, entre outros tópicos, baseados no estado da arte. Para a organização dessa seção temática, contamos com a colaboração da Dra. Chou Sin Chan, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Nesta seção de Derbyana foram publicados os seguintes artigos, os quais convidamos à leitura:

Projeções climáticas regionalizadas para o Estado de São Paulo, Brasil, no período 2020 – 2050

Simulações climáticas do Holoceno Médio para o Brasil utilizando o modelo regional paleoclimático Eta

Avaliação das simulações de temperatura e precipitação de um subconjunto de modelos do CMIP6 para o Brasil

Gestão de risco e vulnerabilidade à subida do nível do mar no Brasil, com ênfase ao legado do Projeto Metrópole de Santos

– Vulnerabilidades da segurança hídrica no Brasil frente às mudanças climáticas

Apresentamos também uma homenagem póstuma ao Professor Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, um dos pioneiros da climatologia brasileira, falecido em 2022.

A seção Mudanças climáticas: Estudos de impacto e vulnerabilidade ambientais continua aberta a receber novos artigos e revisões críticas sobre o tema no ano de 2023.

O Corpo Editorial