
01/12/2022
Um estudo interdisciplinar intitulado: “Alterations in the flavonoid pathway and VOCs confer photoprotection in UVB-irradiated soybean”, realizado em parceria do Laboratório de interação Atmosfera/Planta do Instituto de Pesquisas Ambientais – Labiap/IPA, liderado pela Dra. Silvia Ribeiro de Souza, o grupo de Fitoquímica da USP, liderado pela Dra. Claudia Furlan e o do grupo de óptica quântica experimental da UFABC, liderado pelo Dr. Luciano Cruz, investigou as alterações de voláteis e fenólicos de cultivares de sojas (nativos e transgênicos) sob vários regimes de radiação de ultravioleta.
Os voláteis e os fenólicos são metabolitos secundários que podem indicar o efeito do estresse oxidativo causado por excesso ou falta de radiação de ultravioleta. Dessa forma, as alterações observadas nos níveis de voláteis e fenólicos são indicadores dos fatores ambientais que podem regular a melhoria da produção das cultivares de soja de forma sustentável.
A pesquisa foi publicada na edição de outubro da revista científica “Theoretical and Experimental Plant Physiology”, e observou que as cultivares transgênicas tem maior tolerância a maiores índices de radiação UVB, assim são espécimes que serão mais bem sucedidas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, nas quais a incidência de radiação de ultravioleta tende a ser maior.
Acesse o artigo completo (closed access): Alterations in the flavonoid pathway and VOCs confer photoprotection in UVB-irradiated soybean (https://doi.org/10.1007/s40626-022-00264-y)
Mais informações contate a autora: Dra. Silvia Ribeiro de Souza – sribeiro@sp.gov.br