
09/11/2022
Com o patrocínio da OJI Papéis, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF), a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA/ESALQ/USP realizam juntos o EducaTrilha na Escola, um programa de educação ambiental e cultural que consiste em um concurso de projetos de educação ambiental e cultural em escolas de Piracicaba. São oferecidos, durante todo o ano, encontros formativos e de tutoria com os professores, bem como visitas à Estação Experimental de Tupi com os alunos. O prêmio aos professores das escolas vencedoras é uma viagem pedagógica a uma área protegida estadual escolhida por eles, que neste ano será o Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar.
O programa, que já está na sua terceira edição, com mais de 6 mil pessoas diretamente beneficiadas (entre professores, estudantes e demais membros da comunidade escolar), teve seu evento de premiação no dia 3 de novembro, às 19h, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Cristiano Cleopath, 1902 – Bairro dos Alemães, em Piracicaba. Além de serem revelados os vencedores dessa edição, foram mostrados os resultados dos projetos desenvolvidos nas escolas.
Nesse evento, também foi o lançamento da publicação “EducaTrlha na Escola: os frutos de um sonho coletivo”, escrita pela jornalista Jéssica Lana Custódio e pela Especialista Ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais Maria Luísa Bonazzi Palmieri, idealizadora e participante da equipe de coordenação do programa.
Na mesa de abertura do evento, o presidente da OJI Papéis Especiais, Agostinho Monsserrocco, manifestou sua satisfação em patrocinar um programa que tem dado importantes resultados, e Pedro Cruz, secretário administrativo da OSCIP Pira 21 – Realizando o futuro, destacou a importância do EducaTrilha na Escola no contexto da Agenda 2030 do Município de Piracicaba.
Representando a ESALQ/USP, esteve presente Iran José de Oliveira da Silva, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, que parabenizou a iniciativa e falou da importância da extensão universitária no âmbito do programa.
A SEDEMA foi representada pela educadora ambiental Laís Ferraz de Camargo, que citou a importância do programa para contribuir na implementação da Política e do Plano Municipal de Educação Ambiental de Piracicaba.
No evento, Samuel Zanatta, Professor Especialista de Currículo da Diretoria de Ensino de Região de Piracicaba, falou sobre a integração do programa com o currículo, parabenizou as escolas pelos projetos realizados e destacou a importância de ampliar o número de escolas estaduais envolvidas. Nesse mesmo sentido, Bruno César Roza, Secretário Municipal de Educação, destacou que pretende incentivar mais escolas municipais a participarem do programa no próximo ano e parabenizou a escola participante desta edição.
Lucila Manzatti, por sua vez, Diretora das Unidades de Conservação da Região Metropolitana e Interior da Fundação Florestal, também elogiou o trabalho e falou do interesse da instituição em levar esse programa para outras unidades de conservação do Estado de São Paulo.
Nessa direção, o Instituto de Pesquisas Ambientais foi representado pelo pesquisador Edgar Fernando de Luca, Diretor do Núcleo de Uso Sustentável de Recursos Naturais, o qual apresentou o IPA e ressaltou o importante histórico de educação ambiental do Instituto Florestal, uma das instituições cujo pessoal hoje integra o novo instituto, bem como destacou a importância do EducaTrilha na Escola e seu potencial de replicação em outras áreas.
Após a mesa de abertura, a Especialista Ambiental do IPA e idealizadora do programa Maria Luísa Bonazzi Palmieri e a educadora ambiental da SEDEMA Laís Ferraz de Camargo apresentaram os resultados dessa edição. Foram ressaltados alguns números do programa, que está finalizando a sua terceira edição: 26 escolas envolvidas, 24 encontros formativos com metodologias ativas, 54 encontros de tutoria, 29 visitas ao Horto de Tupi e 2 viagens a outras áreas protegidas. Também foram apresentados os projetos das 9 escolas participantes nesse ano, que envolveram revitalização de espaços da escola, construção de composteiras, reconhecimento e atuação no entorno da escola, criação de viveiro e horta, arrecadação de tampinhas de garrafa para contribuir com a causa animal, festa caipira sustentável, trabalhos com filmes, dinâmicas, histórias em quadrinhos, palestras, trabalhos manuais com material reaproveitável, trabalhos de sensibilização ambiental feitos pelos estudantes, ações educativas sobre cursos d’água próximos à escola, práticas investigativas e de formação docente, entre outras atividades.
Em seguida, foi realizado o lançamento da publicação “EducaTrilha na Escola: os frutos de um sonho coletivo”, escrita pela jornalista Jéssica Lana Custódio e pela Especialista Ambiental do IPA Maria Luísa Bonazzi Palmieri, que ressalta a importância desse material: “Ela mostra a relação do programa com a pesquisa, o funcionamento do programa e seus resultados. Nós explicamos as metodologias utilizadas tanto nos encontros formativos quanto nas atividades nas escolas, de modo que este material possa auxiliar na construção de programas similares envolvendo escolas e áreas protegidas em outras localidades”. Essa publicação também tem o patrocínio da OJI Papéis e o apoio da OSCIP Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro e está disponível em: https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola/publicacao.
No final do evento, foram reveladas as escolas premiadas:
– Escolas estaduais de ensino fundamental – Ciclo II (6º ao 9º ano): 1° lugar – Escola Estadual Profa. Olívia Bianco; 2° lugar – Escola Estadual Prof. Manassés Ephrain Pereira;
– Escolas estaduais de ensino médio: 1° lugar – Escola Estadual Paulo Luiz Valério; 2° lugar – Escolas estaduais de ensino médio: Escola Estadual Prof. João Alves de Almeida;
– Escolas municipais de ensino fundamental (1º ao 5º ano) e Escolas estaduais de ensino fundamental – Ciclo I (1º ao 5º ano): 1º lugar – Escola Municipal Profa. Ilda Jenny Stolf Nogueira.
Cada uma das escolas premiadas poderá indicar até 3 representantes (professores ou gestores) para uma viagem pedagógica ao Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar, que acontecerá de 12 a 15 de novembro, com trilhas, oficinas, atividade de observação de aves e trocas de experiências com a equipe do parque. O núcleo possui remanescentes da Mata Atlântica, com trilhas e cachoeiras.
O EducaTrilha na Escola também conta com a parceria da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba, da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Rotas Afro, da OSCIP Pira 21 – Piracicaba Realizando o Futuro, o Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, e da ESALQ (Grupo de Estudos e Desafios da Prática Educativa – GEDePE e Programa de Extensão Ponte-Solo na Escola).