
04/11/2022
Registro, cidade localizada no Vale do Ribeira, em São Paulo, foi palco da décima primeira edição deste Seminário. Ocorrido em 19 de outubro, já é consagrado como uma vitrine para os produtores de frutas nativas da região, que expuseram seus produtos da sociobiodiversidade local numa pequena feira que também ganhou seu espaço de protagonismo no evento.
Na ocasião, dezenas de pessoas interessadas na produção e difusão das espécies nativas tiveram a oportunidade de acompanhar diversos relatos como a experiência do produtor rural Amen Khalil El Ourra de São Lourenço da Serra (SP); a explanação sobre a política de inovação tecnológica do IPA pelo Emerson Alves da Silva – Diretor do Departamento de Tecnologia e Inovação do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA); a relação das frutas com a avifauna pelo Willian Roberto Godoy – Monitor Ambiental do Parque Estadual Carlos Botelho/SP; a utilização de frutíferas nativas em projetos paisagísticos por Michele Rieg Gerônimo e a apresentação de projetos pelo Roberto Resende da empresa Iniciativa Verde.
Este evento tem papel fundamental na difusão das frutas nativas que apesar de seu alto valor nutritivo ainda são desconhecidas do grande público e, portanto, pouco comercializadas. Dentre elas, encontram-se espécies, tais como: araçá, uvaia, grumixama, cereja-do-rio-grande, cambucá, cambuci, cabeludinha, guabiroba, araticum, dentre outras.
É importante salientar que o estímulo à produção destas espécies é componente indispensável nos sistemas agroflorestais, onde, o uso sustentável do solo gera renda somada aos múltiplos benefícios à biodiversidade e ao clima.
Vale destacar a participação da Rede Agroflorestal do Lagamar e Ribeira por propiciar a aproximação dos atores envolvidos no fortalecimento das políticas públicas e na abertura de novos mercados para os produtos da Mata Atlântica, na região.
A realização deste seminário foi organizada pela Associação dos Bolsistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão (ABJICA) – São Paulo e pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), com o apoio ONG VERSTA, Prefeitura Municipal de Registro, Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro – BUNKYO, UNESP – Campus Registro, UNIFESP – Campus Baixada Santista, Associação Nipo-Brasileira do Bairro da Raposa e Região – ANBBRR, Fundação Florestal – FF, Federación Latinoamerica y del Caribe de Ex Becarios de Japón – FELACBEJA, Sítio do Bello e Iniciativa Verde.
Assista na integra CLICANDO AQUI.