03/11/2022

 

O IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais possui três museus, que são de responsabilidade do Núcleo de Museus, Acervos Arquivísticos e Iconográficos. Estão localizados em áreas de proteção, dentro da cidade de São Paulo, e atendem principalmente estudantes em visitas guiadas e o público em geral. Além de desenvolverem atividades de divulgação científica, desempenham um importante papel nas políticas públicas em educação ambiental no Estado de São Paulo.

O Museu Geológico – MUGEO localiza-se no Parque da Água Branca, sendo que suas exposições permanentes se constituem de minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos antigos. Esse acervo começou a ser reunido pela Comissão Geográfica e Geológica, a partir do final do século XIX, e reflete as pesquisas geocientíficas desenvolvidas no território paulista.

Tendo em vista a importância deste rico acervo para a população do nosso Estado e também para o nosso país, a SIMA/IPA resolveu contratar o Serviço de INVENTÁRIO, o qual abrange o PROJETO DE CATALOGAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO, ACONDICIONAMENTO E FOTOGRAFIA DO ACERVO DO MUGEO.

A equipe da empresa Machado & Novaes Profissionais da Informação iniciou as atividades no dia 18 de abril de 2022.

O acervo estimado em 3.500 objetos é composto, majoritariamente, por minerais, rochas e fósseis, dessa forma exigindo estudos para o desenvolvimento e aplicação de uma metodologia de trabalho singular, para atender as suas demandas especificas.

A equipe Profissionais da Informação é interdisciplinar e experiente em pesquisas de acervos.

 As atividades realizadas em abril, primeiro mês de projeto, foram:

  • Levantamento e estudo das documentações internas do acervo;
  • Concepção e desenvolvimento da planilha de catalogação;
  • Catalogação;
  • Higienização;
  • Registro fotográfico
  • Reunião com a equipe do MUGEO, para apresentação das atividades iniciais do projeto e das planilhas e de relatórios mensais de execução dos trabalhos.

Ao longo desse primeiro mês já se somam 488 objetos higienizados, e até o presente momento 382 passaram pela avaliação do estado de conservação, sendo todos classificados como “bom”.

Ao final do contrato do INVENTÁRIO, previsto para durar 6 meses, a empresa fornecerá todos os produtos previstos no presente contrato.

A planilha de catalogação poderá subsidiar a futura criação de um banco de dados para pesquisa pública.

Processo fotográfico dos minerais da “Coleção Internacional Krantz”. Utilização de cabana fotográfica para controle de luminosidade. Técnica na foto : Samara Takashiro

Equipe Profissionais da Informação, durante higienização da coleção de instrumentos científicos e de campo. Os objetos são previamente analisados para saber o melhor método de conservação que será aplicado. Técnicos na foto: Wladimir Guimarães, Bruno Henrique Soares, Amanda Rosa e Jaqueline Teixeira.

Processo de higienização dos fósseis do Dinossauro, com o uso de trinchas. Técnicos na foto: Wladimir Guimarães