
10/12/2025
A pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ambientais Giselda Durigan, uma das maiores especialistas em Cerrado, recebeu a visita da Secretária Natália Resende, na Estação Ecológica de Santa Bárbara, no interior de São Paulo. A área é um importante espaço de pesquisa sobre o bioma e reúne estudos conduzidos por Giselda há muitos anos.
Reconhecida internacionalmente, a pesquisadora está entre os cientistas mais influentes do mundo e tem uma trajetória marcada por estudos que ajudam a orientar políticas públicas e ações de proteção ambiental. Durante a visita, ela apresentou pesquisas sobre recuperação de áreas naturais, uso controlado do fogo e formas de restaurar o Cerrado após a retirada de espécies invasoras.
Entre os projetos apresentados estão estudos que mostram como o manejo adequado do gado pode ajudar a prevenir grandes incêndios, controlar plantas invasoras e aumentar a biodiversidade. Esses resultados têm servido de base para ações de conservação do Cerrado em São Paulo e em outras regiões do país.
A visita reforçou a importância da ciência para a proteção do meio ambiente e mostrou como o conhecimento produzido na Estação de Santa Bárbara contribui para políticas públicas baseadas em dados científicos, para preservação e restauração dos ecossistemas e no enfrentamento das mudanças climáticas.
Notícias relacionadas
- Coordenado pelo IPA, estudo pioneiro no Cerrado paulista quantifica carbono no solo
- Palestrantes do IPA falam sobre conservação da biodiversidade e restauração ecológica em seminário sobre produção sustentável de leite no Vale do Paraíba
- Nota Técnica – Recomposição das Formações Florestais em áreas de escorregamentos da Serra do Mar (Parte 2/2)