
10/11/2025
De 14 e 17 de outubro, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) realizou o curso “Inteligência Artificial na Pesquisa Científica”, que teve 144 participantes inscritos, provenientes de 17 estados brasileiros. Aproximadamente 90 pessoas acompanharam as aulas ao vivo, e as demais optaram por assistir às gravações disponibilizadas após o curso.
Durante o curso, foram apresentadas 28 diferentes ferramentas de Inteligência Artificial (IA) voltadas à pesquisa científica — desde plataformas de múltiplas funcionalidades, como o ChatGPT, até soluções específicas, como transcritores de entrevistas e sistemas para análise de dados e revisão bibliográfica.
Além da exploração dessas ferramentas, o curso abordou questões éticas e metodológicas, destacando o uso responsável e crítico da IA na produção acadêmica. Entre os temas trabalhados estiveram: elaboração de prompts eficientes, sistematização e análise de dados, escrita acadêmica original e ética, e uso de IA na busca e análise de bibliografias.
O curso foi ministrado pela especialista ambiental Maria Luísa Palmieri e coordenado pela pesquisadora científica Vera Vitali.
Notícias relacionadas
- Pesquisador científico do IPA dá aula sobre adaptação climática e preparação para desastres naturais em curso para municípios paulistas
- Instituto de Pesquisas Ambientais capacita professores de ETEC em curso sobre aquíferos
- Estudantes da Unesp de Sorocaba participam de curso de hidrologia florestal oferecido pelo IPA no Parque Estadual da Serra do Mar