
16/10/2025
No dia 18 de setembro, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) participou da 4ª edição das oficinas preparatórias de adaptação às mudanças climáticas, realizada na comunidade do Sertão de Ubatumirim, em Ubatuba-SP, litoral norte paulista.
Realizadas em parceria com diversas instituições e promovidas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as oficinas são voltadas a comunidades tradicionais e locais com o foco na Redução de Riscos de Desastres (RRD). O objetivo é promover o diálogo entre conhecimentos científicos e saberes locais, bem como o engajamento comunitário nos planos de adaptação às mudanças climáticas.
Dentre as apresentações realizadas, Cláudio Ferreira, Celia Souza e Pedro Leal, do corpo técnico do IPA, realizaram a oficina “Atlas de Informação de Riscos Geodinâmicos: CoAdaptando comunidades com Educação em Redução de Riscos de Desastres (RRD) às Mudanças Climáticas. O Atlas é resultado do trabalho contínuo do IPA para apoiar, com informações geológicas, na identificação de perigos, riscos e vulnerabilidades frente à crise climática.
O evento ocorreu na Escola Municipal Manoel Inocêncio. Os encontros anteriores foram realizados na Vila Sahy e Boiçucanga, na costa sul de São Sebastião, e na Vila de Itamambuca, em Ubatuba.
Notícias relacionadas
- 4º Simpósio do IPA reúne especialistas para debater desafios no enfrentamento às mudanças climáticas
- Pesquisa avalia impactos do ozônio e das mudanças climáticas em duas das principais culturas agrícolas de SP: cana-de-açúcar e café
- Revista de geociências do IPA lança seção temática dedicada à Gestão de Riscos e Desastres