17/10/2025

Imagem: Periquito-rico se alimenta de coquinho de jerivá no campus da USP/ Crédito: José Carlos Motta Junior

No dia 9 de outubro, a agência de notícias Bori divulgou pesquisa realizada no campus da Universidade de São Paulo (USP) que, durante três anos, registrou quase 3 mil eventos alimentares de psitacídeos em espécies como jerivá, araçá-roxo e paineira, com 83 itens distintos. Os resultados reforçam a importância de árvores nativas em projetos de arborização urbana, responsáveis por 60% da alimentação dos bichos.

O estudo foi realizado por pesquisadores da USP. O artigo “Dieta de psitacídeos em área urbana de São Paulo, Sudeste do Brasil” está disponível no volume 37 da Revista do Instituto Florestal, um dos periódicos científicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).

Leia o texto completo da matéria na página da Bori:

Em São Paulo, periquitos, maracanãs e papagaios buscam alimento em 79 espécies de plantas

Uma pesquisa realizada no campus da Universidade de São Paulo (USP) acompanhou durante três anos a dieta de psitacídeos (aves da família dos papagaios, araras e periquitos) em vida livre e trouxe informações inéditas sobre como eles estão se adaptando ao ambiente urbano. O artigo com os resultados será publicado em breve na Revista do Instituto Florestal.

A escolha do campus da USP não foi por acaso…


Jornalismo científico

Desde o final de 2021, a Bori já produziu 17 matérias jornalísticas sobre pesquisas publicadas na Revista do Instituto Florestal no âmbito dessa parceria. Até o momento, foram realizadas divulgações de artigos de autoria tanto de pesquisadores do IPA quanto de outras instituições, como a USP, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Acre (Ufac), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Cuiabá, no Mato Grosso, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Rio Grande do Norte, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em Minas Gerais, e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Acompanhe no link abaixo todas as matérias divulgadas pela Bori sobre pesquisas publicadas na Revista do Instituto Florestal:

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ipa/pesquisas-publicadas-na-revista-do-instituto-florestal-divulgadas-pela-agencia-bori/