
16/09/2025
Na última quinta-feira, 11 de setembro, o programa “EducaTrilha na Escola” recebeu da Câmara de Vereadores de Piracicaba uma moção de aplausos em homenagem aos seus 10 anos e em reconhecimento pelas ações nas áreas de educação, meio ambiente e cultura.
“É um sonho construído a muitas mãos, a partir de uma pesquisa científica que trouxe a ideia do programa e ao longo do tempo tantas pessoas e instituições aceitaram o convite para fazer parte”, explica Maria Luísa Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). Em 2018, foi publicada sua tese de doutorado “Educação ambiental em áreas protegidas do Estado de São Paulo e sua contribuição à escola”.
Influenciado por esta pesquisa, o então chamado “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais protegidas” ganhou novo formato e passou a ser intitulado “EducaTrilha na Escola”. Ao longo de sua história, já beneficiou mais de 33 mil pessoas, o que corresponde a 7,5% da população de Piracicaba. Esta é a segunda moção de aplausos relacionada ao programa. Ano passado, as escolas vencedoras do concurso promovido no âmbito do programa em 2023 também receberam tal homenagem.
A edição de 2025 do Programa Educatrilha é realizada pelo IPA, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, o projeto Corredor Caipira, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e a Fundação Florestal (FF). Conta com o apoio da CJ do Brasil e da Oji Papéis, além de diversas instituições e movimentos socioambientais.