12/08/2025

No mês de julho, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) promoveu dois eventos na Estação Experimental de Tupi (Horto), em Piracicaba/SP. As atividades envolveram o uso do audiovisual como ferramenta de sensibilização socioambiental.

Oficina de documentário

No dia 5 de julho, aconteceu a “Oficina de Produção de Documentário Socioambiental”, conduzida por Rober Caprecci, do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP). A proposta foi explorar o documentário como um instrumento de escuta ativa, expressão e fortalecimento de lutas coletivas. O resultado da oficina foi o minidocumentário “Aventuras do Rock”, que mostra o Horto a partir de um cão que gosta de acompanhar os visitantes nas trilhas pelo Horto de Tupi. O documentário conta ainda com entrevistas de representantes do IPA e instituições parceiras como a Fundação Florestal (FF) e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), bem como com a participação de um integrante do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura de Piracicaba dublando o personagem.

Cinema e trilha noturna

No dia 10 de julho, o Horto voltou a receber o público para a 5ª edição do “Cinema e Trilha Noturna”. O evento exibiu o curta produzido na oficina anterior e o documentário “Floresta: Jardim que a gente cultiva”, de Mari Corrêa, disponibilizado pelo Programa Ecofalante Universidades. A produção, que amplifica as vozes indígenas sobre a natureza e a ocupação da Amazônia, inspirou uma roda de conversa em que participantes dialogaram sobre os territórios que ocupam e suas relações com eles. A noite foi encerrada com uma trilha noturna monitorada.