
13/08/2025
No dia 18 de julho, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) promoveu na Escola Estadual Pedro de Mello, em Piracicaba/SP, encontro que reuniu educadores para o planejamento das disciplinas eletivas do segundo semestre.
A programação começou com uma introdução sobre a perspectiva crítica da educação ambiental, abordagem que busca promover a participação ativa da comunidade escolar e o questionamento das causas estruturais dos problemas socioambientais. Em seguida, os professores participaram de atividade prática na qual elaboraram propostas educativas sobre o tema. A especialista ambiental do IPA Maria Luísa Palmieri prosseguiu com palestra sobre o uso responsável e ético da inteligência artificial na construção de atividades de educação ambiental alinhadas com a perspectiva crítica. A partir dos conhecimentos trabalhados na formação, os professores construíram suas propostas de disciplinas eletivas e a equipe do programa “PJ Tupi: educação integral e ambiental”, do qual a iniciativa faz parte, fez sugestões para o seu aprimoramento.
A atividade teve apoio de uma estagiária do Instituto e de representantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/Usp) e da Prefeitura de Piracicaba.
História e relação com a pesquisa científica
O “PJ Tupi: educação integral e ambiental” é um programa educativo inspirado no PJ-MAIS (Programa de Jovens, Meio Ambiente e Integração Social), desenvolvido pela Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Em Piracicaba, o programa é fruto de uma parceria que começou em 2016, a partir da demanda da própria Escola Estadual “Pedro de Mello” de que a Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), próxima à escola, oferecesse atividades educativas aos estudantes no período de contraturno. A partir de uma experiência com um grupo de estudantes em 2018, a direção da escola solicitou à Secretaria Estadual de Educação a sua inclusão no Programa de Ensino Integral, tendo como foco a educação ambiental, especialmente nas disciplinas eletivas.
Adaptado à realidade da escola integral, o programa vem sendo desenvolvido desde 2019 e tem sido objeto de pesquisas científicas. Um artigo publicado em dezembro passado na revista Ambiente & Educação, fruto de pesquisa de iniciação científica de Caroline Gonçalves Garcia, destaca a importância das visitas ao Horto como uma oportunidade dos estudantes estreitarem suas relações com a realidade local e a comunidade, complementarem o estudo realizado na escola com uma vivência prática e conscientizarem-se sobre a importância da área protegida.
O PJ Tupi também é objeto de outro projeto de iniciação cientifica, recém aprovado no edital de bolsas de ensino médio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IPA: “Estudo da educação ambiental em uma escola estadual de Piracicaba, SP”.