06/08/2025

Entre os dias 4 e 6 de junho, alunos do curso de engenharia ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus Sorocaba participaram do 15º Curso de Hidrologia Florestal, realizado no Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar. O curso teve a participação de 30 estudantes e foi ministrado pelo auxiliar de apoio à pesquisa científica Juliano Oliveira, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), com a colaboração dos professores da Unesp Manuel Enrique Guandique e Paulo Sergio Tonello.

A programação combinou atividades teóricas e práticas voltadas à compreensão dos processos hidrológicos em áreas de conservação ambiental. Durante a formação, os estudantes assistiram a uma apresentação da equipe técnica do parque sobre as atividades cotidianas do núcleo e sobre o histórico do laboratório de hidrologia florestal do IPA. Também foram abordados conceitos de hidrologia florestal, manejo de bacias hidrográficas, diagnóstico da qualidade da água em unidades de conservação, além de práticas de campo, como a medição de vazões em rios e vertedouros, o funcionamento de lisímetros e o uso da estação meteorológica.

De acordo com o professor Grandique, visitas técnicas como essa têm papel fundamental na formação técnico-acadêmica dos alunos. “Essa experiência permitiu que os estudantes aplicassem, na prática, os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas do curso, utilizando as diferentes metodologias trabalhadas”, destacou.

A atividade retoma a série de cursos voltados a alunos de graduação que eram realizados historicamente pela Instituto no local.

Revitalização do laboratório de hidrologia florestal

No contexto atual de mudanças climáticas, os estudos realizados no Laboratório de Hidrologia Florestal “Engenheiro Agrônomo Walter Emmerich” são de grande relevância, considerando a sua série histórica de dados levantados na área de manejo de bacias hidrográficas. O IPA tem investido na revitalização deste laboratório com a aquisição e instalação de equipamentos mais modernos. Além disso, a formação de futuros pesquisadores resgata seu papel histórico nessa área do conhecimento.