
02/07/2025
No dia 18 de junho, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) promoveu na Estação Experimental de Jaú, junto a parceiros, o curso “Produção de sabonetes com óleos essenciais de espécies brasileiras”. Destinado ao público feminino, o objetivo foi estimular a conexão das mulheres com a biodiversidade e o uso sustentável dos produtos da natureza do nosso país, por meio de um aprendizado que oferece não apenas uma forma de lazer e interação, mas também a possibilidade de geração de renda.
O curso contou com a participação de 35 mulheres, entre agricultoras, artesãs, donas de casa, aposentadas, profissionais da área ambiental, autônomas e demais interessadas das regiões de Jaú e Bauru. Ao aprender a produzir sabonetes utilizando óleos essenciais de espécies nativas, as participantes não só ampliaram seus conhecimentos sobre o meio ambiente, mas também despertaram para o potencial empreendedor que a natureza oferece.
A pesquisadora científica do IPA Maria Teresa Toniato, gestora da Estação Experimental de Jaú, área administrada pela Fundação Florestal (FF), abriu o evento apresentando a importância das áreas naturais protegidas. A programação incluiu ainda palestra sobre a biodiversidade brasileira, ministrada pela pesquisadora Cláudia Attanasio, da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA Regional – Piracicaba, SP), e visita didática ao meliponário e aos canteiros de plantas medicinais e aromáticas. A aula prática sobre a produção de sabonetes artesanais com os óleos essenciais foi ministrada pela voluntária Elaine Rossetto.
No evento, também foram explorados os espaços ao ar livre para registros fotográficos, aproveitando o cenário junto a um grande jequitibá-branco (Carinianna estrellensis), os canteiros e as dependências históricas do local. Também foi oferecido um lanche com pratos e sucos que incluíram plantas de nossa biodiversidade.
O curso faz parte das atividades educativas e socioambientais relacionadas ao projeto técnico-científico “Avaliação de espécies brasileiras com potencial para produção de óleos essenciais”, focado na conservação e uso sustentável da biodiversidade brasileira.
A iniciativa é um dos resultados da parceria entre várias entidades estaduais e ONG ambientalista atuantes no município de Jaú e região, que contribuem para desenvolver os potenciais para pesquisa e extensão neste tema e ampliam as atividades da Estação Experimental de Jaú, ajudando a fomentar políticas públicas em benefício da sociedade. Além da representante do IPA e da FF, integram esta parceria a APTA, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e o Instituto Pró-Terra, ONG ambientalista sem fins lucrativos.
Outros cursos já estão sendo planejados para o segundo semestre de 2025: uma segunda edição do Curso de Óleos Essenciais de Espécies Nativas, realizado em outubro passado, e o Curso de Cerâmica com Impressão Botânica da Biodiversidade Brasileira, com os mesmos propósitos socioambientais, educativos, de divulgação técnico-científica e de fomento ao uso sustentável dos recursos naturais e de políticas públicas e à valorização da biodiversidade e das áreas protegidas.