
24/06/2025
De 29 a 31 de maio, aconteceu exposição educativa que abordou os impactos das grandes arribadas de sargaço nos ecossistemas costeiros, suas causas e as ações que podem ser tomadas. A mostra foi realizada na Fonte do Caranã, espaço da Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Salinópolis, e reuniu cerca de 700 visitantes, entre estudantes, professores e moradores locais.
A atividade foi desenvolvida pela especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) Maria Luísa Palmieri e pela professora da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) Vânia Massabni. A exposição integra o projeto “Aumento da preparação local para as arribadas de Sargassum na Amazônia e Caribe Mexicano por meio do monitoramento e da economia azul”, coordenado pelo professor da USP João Adriano Rossignolo e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). (23/12355-0)
Os materiais elaborados pela equipe abordaram desde a origem do sargaço até seus possíveis impactos na saúde humana e no meio ambiente, além de possíveis aplicações. “As arribadas de sargaço ainda estão sendo estudadas pelos pesquisadores para se buscar compreender suas causas e ações que podem ser feitas para lidar com o problema. Na exposição, buscamos trazer tais conhecimentos na perspectiva de uma ciência em construção e convidar os visitantes a aprenderem e construírem reflexões junto conosco”, explica Palmieri.
Durante os dias do evento, foi aplicado questionário junto aos visitantes para analisar a eficácia da exposição interativa como ferramenta educativa.
Notícias relacionadas
- Atividade da Jornada do Patrimônio leva visitantes a herbário Dom Bento José Pickel, na unidade Horto Florestal do IPA
- IPA auxilia professores de Piracicaba no planejamento de disciplinas eletivas com foco na educação ambiental
- Pesquisador científico do IPA realiza roda de conversa sobre espécies botânicas de Ilhabela