
04/06/2025
Uma nova espécie de planta foi recém-descoberta em Goiás: a Jacquemontia verae, um subarbusto de flores azuis com até 1,2 metro de altura, típico da vegetação de cerrado rupestre. O artigo científico com a descrição da espécie foi publicado no dia 12 de maio, na revista Phytoaxa. Entre as autoras do artigo estão Rosângela Simão-Bianchini, pesquisadora científica do IPA, e Mayara Pastore, pesquisadora do Instituto Tecnológico Vale e egressa do programa de pós-graduação do IPA. O trabalho aconteceu em parceria com pesquisadores das universidades estaduais de Goiás (UEG) e de Feira de Santana (UEFS) e da Universidades Federal do Pará (UFPA).
A J. verae foi encontrada em uma única população isolada, às margens da rodovia GO-401, em um trecho montanhoso que leva à Serra da Fortaleza. Levantamentos realizados em outras áreas com características semelhantes não identificaram outras ocorrências da espécie. O local está fora de áreas protegidas e sofre forte pressão ambiental, devido à expansão da pecuária, da monocultura e às recentes obras de pavimentação da rodovia, que afetam diretamente o habitat da planta.
Diante disso, os autores da pesquisa avaliam o estado de conservação da nova espécie como “Criticamente em Perigo” (CR), de acordo com os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e recomendam o estabelecimento de áreas protegidas na região e a coleta de sementes e exemplares vivos para projetos de restauração ecológica.
A espécie recebeu o nome verae em homenagem a Vera Lúcia Gomes Klein, professora da UEG reconhecida por suas contribuições à botânica brasileira.
Notícias relacionadas
- IPA recebe visita do diretor do Jardim Botânico de Neuchâtel (Suíça) e da neta do naturalista Paul-André Robert
- Agência de notícias divulga estudo sobre restauração de Cerrado publicado em revista científica do IPA
- Ex-aluna da pós-graduação e pesquisadora do IPA descobrem nova espécie de cipó na Amazônia