
15/05/2025
O mês de abril foi bem movimentado na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), área protegida do município de Piracicaba/SP que se consolida como referência para ações de educação ambiental, saúde e inovação pedagógica. Diversas atividades, frutos da parceria entre o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Prefeitura de Piracicaba, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e a Fundação Florestal (FF), foram realizadas no local e reforçaram a importância dos espaços verdes.
No dia 23, cerca de 50 pessoas participaram da Trilha da Saúde. Durante o percurso, os participantes refletiram sobre a importância dos espaços naturais para a saúde física e emocional, reconhecendo o Horto um verdadeiro espaço de cura e aprendizagem.
Também o público escolar foi beneficiado pelas atividades desenvolvidas. Nos dias 9 e 24, aconteceram encontros formativos do EducaTrilha na Escola, programa de educação ambiental do IPA voltado para professores e estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares. Além dos encontros formativos e da tutoria, a iniciativa promove um concurso de projetos educativos, premiando as melhores propostas com uma viagem pedagógica a uma área protegida administrada pela FF. O destaque de abril foi o 1º Encontro de Tutoria, onde os professores participantes e a equipe de organização do programa dialogaram para construir roteiros de visitas educativas dos estudantes ao Horto de Tupi. A proposta incluiu o uso de ferramentas inovadoras, como a inteligência artificial, na construção de experiências pedagógicas.
Com essas ações, o Horto de Tupi reafirma sua importância como um espaço de integração entre natureza, educação e qualidade de vida, referência para iniciativas que unem conservação ambiental, inovação e transformação social.