14/04/2025

A Derbyana, uma das revistas científicas do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), obteve posições de destaque dentre as publicações brasileiras no ranking científico SCImago Journal Rank (SJR), indicador que mede a visibilidade, o impacto, a influência e o prestígio dos periódicos contidos na base Scopus – Elsevier.

Na categoria de Geologia, a revista de geociências IPA ficou em 1º lugar dentre outras sete. Na área temática Ciências da Terra e Planetárias ficou em 6º lugar, de 24, sendo a 2ª colocada em relação à participação de autoras mulheres em seus artigos científicos.

Somente o fato de estar indexada na base Scopus já representa por si só um lastro de credibilidade para a revista. A Scopus é uma das maiores bases de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares, incluindo periódicos, livros e anais de conferências. Ela é mantida pela editora Elsevier e é amplamente utilizada por pesquisadores, instituições acadêmicas e agências de fomento para acompanhar a produção científica global.

Recentemente, a Hoehnea, revista científica de botânica do IPA, também obteve indexação na base. O processo é rigoroso, incluindo o atendimento a diversos critérios, tais como: ter um site, manter processo de revisão por pares, manter ética na publicação, ter um ISSN, publicar resumos e títulos em inglês e ter um corpo editorial atuante. A contribuição para o campo de conhecimento e a regularidade na publicação dos artigos científicos também são quesitos muito importantes que são levados em consideração.

O Ranking

O SJR mostra o número médio de citações recebidas em determinado ano ponderado pelo total de documentos publicados no periódico nos 3 anos prévios. Os periódicos podem ser agrupados por área temática (27 áreas temáticas principais), categoria temática (309 categorias temáticas específicas) ou por país. Os dados de citação são extraídos de mais de 34.100 títulos de mais de 5.000 editoras internacionais e métricas de desempenho de 239 países em todo o mundo.

O indicador SCImago Journal Rank foi desenvolvido pela SCImago a partir do conhecido algoritmo Google PageRank™. Este indicador mostra a visibilidade dos periódicos contidos na base de dados Scopus desde 1996. O SCImago é um grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha e das universidades de Granada, de Extremadura, Carlos III de Madri e de Alcalá, dedicado à análise, representação e recuperação de informação por meio de técnicas de visualização.

Além do portal SJR, o SCImago desenvolveu o Shape of Science, o SCImago Institution Rankings (SIR) e o Atlas of Science. O Shape of Science é um projeto de visualização de informação cujo objetivo é revelar a estrutura da ciência. Sua interface foi projetada para acessar a base de dados de indicadores bibliométricos do portal SCImago Journal & Country Rank. O SIR é uma classificação de instituições acadêmicas e de pesquisa, classificadas por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de indicadores baseados em desempenho de pesquisa, resultados de inovação e impacto social medido por sua visibilidade na web. O projeto Atlas da Ciência propõe a criação de um sistema de informação cujo objetivo principal é obter uma representação gráfica da pesquisa científica ibero-americana. Tal representação é concebida como um conjunto de mapas interativos, permitindo funções de navegação pelos espaços semânticos formados pelos mapas.

A revista científica de geociências do IPA

A Derbyana é uma revista de acesso aberto e peer-reviewed, em continuidade à Revista do Instituto Geológico, do instituto homônimo, publicada de 1980 a 2020. O periódico tem como finalidade publicar artigos relacionados às geociências e áreas correlatas, inéditos e originais, de caráter científico e/ou tecnológico. Destina-se também à publicação de revisões, mapas e cartas, notas prévias, comentários, críticas e réplicas de artigos.

O nome da revista é uma homenagem a Orville Derby (1851-1915), geólogo e geógrafo estadunidense radicado no Brasil e um dos patronos das geociências em nosso país. Ele foi o primeiro diretor da Commissão Geographica e Geológica de São Paulo, criada em 1886, que realizou pesquisas pioneiras sobre solo, clima, geomorfologia, geologia e hidrografia no âmbito do Estado de São Paulo. A Comissão, de cunho científico e expedicionário, foi o embrião de diversas instituições de pesquisa paulistas, tais como Instituto GeológicoInstituto Florestal e Instituto de Botânica, cujas atribuições atualmente passaram ao IPA, e Instituto Geográfico e CartográficoInstituto Astronômico e GeofísicoMuseu Paulista e Museu de Zoologia, hoje ligados à Universidade de São Paulo (USP).