
17/04/2025
Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o Instituto e Pesquisas Ambientais (IPA) realizou a “Capacitação em identificação de cianobactérias planctônicas em mananciais de abastecimento”. O curso foi demandado e financiado pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV S.A) para o treinamento de seus técnicos. A capacitação foi conduzida pela pesquisadora científica do IPA Andrea Tucci, que atua em ecologia de microalgas e cianobactérias em represas de abastecimento. O curso aconteceu presencialmente nas estruturas e laboratórios da unidade Jardim Botânico da instituição, localizada no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, na capital paulista, e foi promovido pela Divisão de Pós-graduação Lato Sensu, Capacitação e Treinamento do Instituto.
As cianobactérias são organismos cuja presença em mananciais de abastecimento representa um importante desafio para a gestão da qualidade da água. O curso, desenvolvido a partir de experiências anteriores de capacitação de técnicos e alunos de pós-graduação, visa preparar esses profissionais na identificação taxonômica e análise quantitativa de cianobactérias planctônicas, contribuindo para a aprimoração das práticas de monitoramento e para a segurança ambiental.
Durante os dois dias de atividades do curso para o DAEV, foi oferecida uma combinação de conteúdos teóricos e práticos. Nas aulas teóricas, foram apresentados o sistema de classificação atual das cianobactérias e a caracterização dos principais gêneros planctônicas registrados em mananciais de abastecimento. A parte prática consistiu no treinamento em identificação e contagem dos organismos ao microscópio invertido pelo método de Utermöhl, destacando métodos de coleta, preparação de amostras e pela calibração de equipamentos. Para auxiliar nas identificações foi utilizado um atlas disponível online, elaborado por pesquisadores e pós-graduandos do antigo Instituto de Botânica, atual IPA.
O DAEV é empresa pública da Prefeitura de Valinhos, município do interior paulista localizado na região metropolitana de Campinas, que conta com 672,45 km de extensão de rede de água e de 619,79 km de extensão de rede de esgoto, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Após a capacitação, foi destacada por representante da empresa a relevância da temática e a qualidade da abordagem adotada no curso.
A realização deste curso, que também pode ser oferecido a um público mais amplo, incluindo profissionais e estudantes que atuam nas áreas de meio ambiente, recursos hídricos e saúde pública, reafirma o compromisso do IPA com a promoção da capacitação técnica e científica em temas estratégicos para a sociedade.