
01/04/2025
Nos dias 19 e 20 de março, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) em parceria com os Viveiros Mudas da Mata e Camará Mudas Florestais e APOIO Agroflorestal realizaram o 4º Workshop sobre Produção de Mudas Nativas do Estado de São Paulo e o 1º Encontro Floresta de Carbono: Caminhos para Sustentabilidade e Rentabilidade.
Os eventos aconteceram no espaço de convenções do hotel Villa Verde, em Avaré-SP, e contaram com a presença de cerca de 350 participantes, incluindo produtores rurais, especialistas, pesquisadores e representantes do setor de produção de mudas.
No primeiro dia, o Workshop abordou o diagnóstico da produção de mudas nativas no estado de São Paulo e a elaboração do Mapa dos Viveiros de Mudas Nativas, com as palestras de Luiz Mauro Barbosa, coordenador da pesquisa, Fernando Cirilo e Márcia Regina Angelo, do IPA. Na sequência, Renato Lorza, da Fundação Florestal, proferiu a palestra “Fortalecendo a Biodiversidade: Contribuições sobre a produção de sementes e mudas de espécies nativas e Renasem”. No período da tarde, houve a palestra do engenheiro agrônomo Fabiano Haddad Collard, sobre as ações de restauração florestal, desenvolvidas pelo Sindicato Rural de Cruzeiro e Lavrinhas, na região do Vale do Paraíba. Posteriormente, aconteceu a mesa redonda “Restauração com diferentes estratégias, da semeadura ao plantio”, com Guto Freitas – Mudas da Mata; Carlos Nogueira -Camará Mudas Florestais e Luiz Mauro Barbosa.
Já no dia 20 de março, durante o 1º Encontro Floresta de Carbono, o tema da restauração florestal e mercado de carbono foi detalhado, com as palestras de Ricardo Ribeiro Rodrigues – Regreen; Severino Rodrigo Ribeiro Pinto – Mombak; Osvaldo Stella – Rizoma; Pedro Brancalion – ESALQ/USP; Marina Lobo – Ubá; Gabriel Buzzo – Carbonext; Leonardo Sobral – Imaflora H2A e Danilo Almeida.
A realização de Workshops, além de debater a situação da produção de mudas de espécies nativas e identificar lacunas da cadeia produtiva, teve como objetivo orientar políticas públicas e ações no âmbito do Programa Refloresta SP, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do estado de São Paulo.
Segundo Luiz Mauro Barbosa, os eventos possibilitaram a troca de experiências, a divulgação de novas tecnologias e oportunidades para o setor, o conhecimento do mercado na região e a discussão sobre a implantação de florestas para sequestro de carbono. “Foram realizados workshops em quatro diferentes regiões do estado, visando a concluir, com boa precisão, o levantamento de informações para a elaboração do Mapa de viveiros de espécies nativas do Estado de São Paulo, disponibilizado no site do IPA. Este mapa é a principal fonte de informações sobre viveiros, para o Projeto Refloresta SP” – relata Luiz Mauro Barbosa.
Os eventos contaram com o patrocínio de Ellepot, Jiffy, To Farms, Carolina Soil, Silva Mudas e Sementes Nativas, Tirolla Group, Van Der Hoeven, Grupo Implantar, Biotoco Recipientes Biodegradáveis, Khrin, Sindicato Rural de Avaré, Smart Machines, TTAxISO, Janleaf, MIP Florestal, Universidade do Carbono. Apoiadores: Estância Avaré Hotel, Uneduvale, AREA e Instituto Itapoty.
Os eventos fazem parte das iniciativas do Programa Refloresta SP, que tem como um de seus pilares o levantamento de informações sobre a produção de mudas nativas no estado, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à preservação ambiental.
Notícias relacionadas
- IPA realiza a 3ª edição do Workshop sobre Produção de Mudas de Espécies Nativas do Estado de São Paulo
- IPA promove 4º Workshop de Mudas Nativas e 1º Encontro Floresta de Carbono em Avaré
- Instituto de Pesquisas Ambientais orienta produtores de mudas nativas da região de Joanópolis visando a restauração de áreas degradadas