
19/03/2025
No dia 26 de março, ocorreu o evento “Mulheres na Ciência: o Futuro da Sustentabilidade Ambiental”, promovido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o apoio da AMBIPAR, uma empresa reconhecida por suas iniciativas em gestão ambiental. O evento consistiu em uma enriquecedora roda de conversa, que destacou o trabalho e as contribuições das mulheres pesquisadoras, celebrando o mês dedicado às mulheres com foco nas áreas científicas. O encontro foi realizado no espaço Estação CCR das Artes – Sala São Paulo, localizado no bairro da Luz e administrado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
A abertura do evento contou com a participação da Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, que compartilhou um pouco de sua história, suas principais fontes inspiradoras e como as mulheres conseguem superar barreiras com muita força de vontade e resiliência. A Secretária ressaltou a importância do Finaclima – SP, fundo para o financiamento de iniciativas ambientais, com menos burocracia e mais previsibilidade. Participaram da roda de conversa as pesquisadoras do IPA Marisa Domingos, Mutue Toyota Fujii e Cláudia Varnier, a professora da USP Gabriela Marques Di Guilio, coordenadora do projeto BIOTA Síntese, Soraya Dias Pires – CEO de descarbonização na AMBIPAR e Maria Teresa Abdo pesquisadora da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. As convidadas apresentaram atividades e pesquisas desenvolvidas por elas, incluindo temas como mudanças climáticas, emergência climáticas, águas subterrâneas e a incidência de contaminação por nitrato nos aquíferos do Estado de SP, bioprotetor solar natural, crédito de carbono e restauração florestal na cadeia da agricultura. Mulheres que comentaram a dificuldade de suas carreiras com a descrença que poderiam ser pesquisadoras além de mãe, dona de casa ou outro estereótipo que mulheres precisam vencer no dia a dia de suas profissões.
Ao final do evento o coordenador do IPA, Marco Aurélio Nalon, destacou que na Instituição o corpo funcional é em sua maioria formado por mulheres e que elas desde as carreiras de apoio até as pesquisadoras, ajudam a engrandecer o nome do instituto com suas pesquisas inovadoras não deixando as dificuldades atrapalhar estas inovações. Mais informações: https://semil.sp.gov.br/2025/03/mulheres-na-ciencia-evento-promovido-pelo-ipa-traz-pesquisas-ineditas-para-o-futuro-da-sustentabilidade-ambiental/
Programação:
13h30 – Abertura com Natália Resende – secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil)
Tema: Finaclima-SP – Mecanismo de financiamento climático criado pelo Governo de São Paulo, mais atrativo para o mercado, com menos burocracia e mais previsibilidade. Destinado a bancar iniciativas ambientais, como reflorestamento.
14h – Apresentação das pesquisas e roda de conversa com:
Marisa Domingos – Pesquisadora do IPA
Tema: Árvores do futuro – Pesquisa do Instituto de Pesquisas Ambientais aponta quais árvores se adaptam melhor às mudanças climáticas na Grande São Paulo.
Mutue Toyota Fuji – Pesquisadora do IPA
Tema: Bioprotetor solar – Pesquisa para desenvolvimento de bioprotetor solar natural a partir de macroalgas marinhas que desenvolveram ao longo do tempo uma proteção natural contra raios UV para se protegerem.
Claudia Varnier – Pesquisadora do IPA
Tema: Pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Ambientais destaca ações para combater a contaminação em aquíferos de São Paulo.
Gabriela Marques Di Giulio – Coordenadora do programa Biota Fapesp
Tema: Desafios da adaptação à emergência climática – Atuações articuladas e colaborativas entre ciência, política e sociedade, reconhecendo o potencial de reorganizar espaços, produzir benefícios e impactar infraestruturas.
Soraya Dias Pires – CEO de descarbonização na Ambipar
Tema: Crédito de carbono como oportunidade de impacto positivo para os setores públicos e privados.
Maria Teresa Abdo – Pesquisadora da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)
Tema: Arranjos produtivos sustentáveis: Restauração florestal e mecanismos de incentivo e recompensa para o produtor.
Encerramento: 16h – Coletiva de Imprensa
Realização: Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas
Apoio: Ambipar