24/02/2025

Foto: Chefe de gabinete do governador entrega homenagem a técnicos do IPA

No dia 20 de fevereiro, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do estado de São Paulo realizou o evento “2 anos do desastre de São Sebastião – Reconstrução, Reflexões e um olhar para o Futuro“. O encontro reuniu representantes das autoridades do governo paulista, de entidades públicas e privadas, de organizações não governamentais (ONGs) e da comunidade local. Os participantes relataram as ações realizadas na ocasião das fortes chuvas que ocorreram durante o feriado de carnaval de 2023, resultando em deslizamentos, enchentes e 64 vítimas fatais, e as ações seguintes para mitigação dos impactos e apoio junto à comunidade. Também avaliaram a atual situação da área. O evento aconteceu no auditório Augusto Ruschi, na sede da Secretaria, localizada na capital paulista.

Na primeira parte do evento, foi composta uma mesa com as autoridades estaduais, que relataram suas experiencias em relação ao desastre. A secretária Natalia Rezende falou sobre a atuação da Semil, através do Instituto de Pesquisas Ambientais, (IPA), da Fundação Florestal (FF), do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER), da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), dentre outros órgãos atrelados à pasta, em conjunto com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil estadual, defesa civis municipais e prefeituras.

Natália também relatou as ações da Secretaria que, em cooperação com outros setores do governo estadual, estão sendo implementadas através dos acordos de cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócios (Fundepag) para a realização de projetos de mapeamento de riscos e desastres relacionados a eventos geodinâmicos e hidroclimáticos na região. A secretária enfatizou que os projetos dão suporte às ações de planejamento e prevenção e ajudam a melhorar as políticas públicas estruturadas independente de governo.

Henguel Pereira, coordenador da Defesa Civil do estado de São Paulo, fez um resumo das ocorrências históricas e falou sobre a preparação constante para o atendimento de ocorrências futuras, tendo como foco a construção de uma sociedade resiliente sem perder o espírito humanitário dos atendimentos emergenciais. André Porto Rodrigues, chefe de gabinete do governador, falou sobre atuação preditiva e ressaltou a importância dos técnicos do IPA na elaboração de laudos embasados, que possibilitam que a população retorne a seus lares após os desastres.

O IPA ajudou a Escola Plínio Gonçalves de Oliveira, uma das edificações destruídas pela chuva, localizada no bairro Juquehy, na montagem de seu plano de evacuação em caso de eventos climáticos extremos. O plano já foi aplicado em exercícios simulados coordenado pelas defesas civis estaduais, municipais e por técnicos do IPA previamente ao retorno dos alunos para a escola reconstruída.

A segunda parte do evento trouxe representantes da sociedade civil. O Instituto Conservação Costeira (ICC) apresentou projetos que buscam fazer população se reconhecer no ambiente. Alunos do Projeto Escolar Seguras, implementado pelo ICC, mostraram como estão levando o conhecimento em geociências à comunidade e como isso pode ajudar a evitar novas tragédias. O objetivo é que a comunidade compreenda os sinais que a natureza envia para assim saberem quando evacuarem as áreas de riscos e se dirigirem para os abrigos. A empresa Ambipar, que apresentou projetos de gestão ambiental para recuperação das matas da Serra do Mar junto à FF. A concessionária Tamoios, que relatou como está se preparando para novos eventos e revelou que realiza o fechamento de trechos da rodovia para evitar acidentes quando a chuva está muito forte.

Ao final, foi realizada uma homenagem às entidades e aos profissionais que atuaram durante os eventos ocorridos em São Sebastião, entre eles dois os técnicos do IPA: o especialista ambiental Eduardo de Andrade e o assistente técnico de pesquisa científica e tecnológica Pedro Carignato Basílio Leal, representando a equipe da instituição que foi mobilizada para atuar na região na ocasião do desastre. A equipe do IPA atuou no atendimento emergencial e auxiliou na reconstrução dos lugares atingidos, com a realização de análises técnicas que possibilitaram as intervenções mais adequadas nos locais afetados.

 

Mais informações: https://semil.sp.gov.br/2025/02/governo-de-sp-detalha-de-projeto-inovador-de-gestao-de-riscos-no-litoral-norte-durante-evento-de-dois-anos-do-desastre-de-sao-sebastiao/