
09/01/2025
No final de dezembro, a Derbyana, revista científica da área de geociências do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), lançou uma nova seção temática: “Cartografia geomorfológica para o Antropoceno: Analisando experiências de mapeamento e seu desenvolvimento”. Na ocasião, foram publicados os primeiros quatro artigos científicos da área.
A cartografia geomorfológica é uma área da geografia física e das geociências que se dedica à representação e análise de formas de relevo (geomorfologia) por meio de mapas. Esses mapas fornecem informações sobre as características, a origem, a evolução e a dinâmica dos relevos terrestres, permitindo uma compreensão detalhada dos processos geológicos e geomorfológicos que moldaram uma determinada área. A cartografia geomorfológica é essencial para diversos campos, como a geologia, engenharia ambiental, planejamento territorial e gestão de recursos naturais, porque ajuda a prever riscos naturais, planejar ocupações humanas de forma sustentável e compreender as mudanças do relevo ao longo do tempo.
A nova seção da revista tem por finalidade abordar o desenvolvimento e os avanços metodológicos da cartografia geomorfológica aplicada às paisagens antrópicas, a partir da experiência adquirida ao longo de décadas em âmbito nacional. Para sua coordenação, o IPA conta com as participações da professora Cleide Rodrigues da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), e do professor Rodolfo Alves da Luz, do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Em seu lançamento, são abordadas experiências de cartografia geomorfológica retrospectiva e evolutiva de áreas antrópicas no âmbito do processo de urbanização de São Paulo, realizados pelo Departamento de Geografia da USP nas últimas três décadas. Para os próximos anos, pretende- se ampliar o escopo dos trabalhos, com novas abordagens metodológicas e grupos de pesquisa.
Leia abaixo o conteúdo da seção:
A cartografia geomorfológica pré-urbana e antropogênica da planície do rio Pinheiros, São Paulo (SP)
Para ler os artigos das outras seções, acesse o volume 45 da revista Derbyana.
Derbyana
Derbyana é a revista científica do IPA que deu continuidade à Revista do Instituto Geológico, do instituto homônimo, publicada de 1980 a 2020. O periódico publica artigos relacionados às geociências e áreas correlatas, inéditos e originais, de caráter científico e/ou tecnológico. Destina-se também à publicação de revisões, mapas e cartas, notas prévias, comentários, críticas e réplicas de artigos. O nome da revista é uma homenagem a Orville Derby (1851-1915), geólogo e geógrafo estadunidense radicado no Brasil e um dos patronos das geociências em nosso país. Ele foi o primeiro diretor da Commissão Geographica e Geológica de São Paulo, criada em 1886, que realizou pesquisas pioneiras sobre solo, clima, geomorfologia, geologia e hidrografia no âmbito do Estado de São Paulo. A Comissão, de cunho científico e expedicionário, foi o embrião de diversas instituições de pesquisa paulistas, tais como Instituto Geológico, Instituto Florestal e Instituto de Botânica, cujas atribuições atualmente passaram ao IPA, e Instituto Geográfico e Cartográfico, Instituto Astronômico e Geofísico, Museu Paulista e Museu de Zoologia, hoje ligados à USP.
Notícias relacionadas
- Estudo publicado em revista científica do IPA mapeia 239 espécies de aves em área da Serra de Paranapiacaba, sendo duas delas em risco de extinção
- Pesquisa publicada em revista científica do IPA sobre riscos da alimentação de macacos-prego por visitantes de parques é destaque na mídia
- Revista do Instituto Florestal tem parceria com agência de notícias para divulgar pesquisas científicas do IPA