15/01/2025

O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) publicou, no final de 2024, uma nova edição do Index Seminum do Jardim Botânico de São Paulo (JBSP). Trata-se de uma lista de espécies arbóreas nativas, cujas sementes estão armazenadas no Banco de Sementes do IPA, em sua unidade Jardim Botânico.

O Jardim Botânico de São Paulo, atualmente com gestão concedida à iniciativa privada, está inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), um dos mais significativos remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do país.

Nesta edição da publicação, consolidação dos dados referentes ao ano de 2023, a lista conta com 284 lotes de 109 espécies diferentes, coletados no Parque, incluindo a área de visitação pública do Jardim Botânico, e mais 78 lotes de 49 espécies, provenientes de outros locais, totalizando 362 lotes de sementes. Desse total, 13 espécies pertencem a alguma categoria de ameaça de extinção.

O Banco de Sementes do IPA tem como objetivo a conservação ex situ (fora do habitat natural) de sementes de espécies arbóreas nativas, provenientes de matrizes localizadas no PEFI e de outras áreas do estado de São Paulo.

O Banco de Sementes armazena sementes viáveis, mantidas a baixa temperatura e umidade, com o propósito de conservação, educação e pesquisa, podendo proporcionar, por exemplo: a preservação de espécies como recurso natural; a pesquisa sobre germinação de sementes; o uso direto das sementes em programas de restauração ecológica e de reintrodução de espécies; e o uso na produção de mudas para restauração.

As edições do Index Seminum estão disponíveis em:

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ipa/publicacoes/index-seminum/