03/12/2024

Entre os dias 15 e 17 de novembro, representantes de escolas premiadas na 5ª edição do programa “EducaTrilha na Escola” visitaram o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), no município de Ubatuba/SP.

O programa de Educação Ambiental promovido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), junto a parceiros, consiste em um processo de formação junto a professores e um concurso anual de projetos educativos nas escolas da região de Piracicaba/SP. Entre seus objetivos está o de envolver diversos atores sociais na construção participativa de um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva de promoção da saúde e bem-estar no enfrentamento das mudanças socioambientais globais, de forma a abranger escolas, áreas protegidas e outros espaços educativos.

“O Núcleo Picinguaba é o único do PESM que abrange ecossistemas de floresta, restinga, mangue e praia. Assim, a programação da viagem foi elaborada junto com a equipe gestora da unidade de conservação, buscando propiciar uma diversidade de experiências em todos esses ecossistemas”, comenta Maria Luísa Palmieri, especialista ambiental do IPA e coordenadora do programa. As atividades incluíram trilhas nos diferentes ecossistemas, vivências na praia e visita ao Quilombo da Fazenda – Casa da Farinha, com diálogos sobre a história e cultura locais. “Se buscou valorizar as comunidades tradicionais que vivem no Núcleo, incentivando o diálogo sobre as relações entre conservação ambiental e valorização das culturas quilombola e caiçara”, complementa.

Participaram da viagem 18 representantes das seis escolas premiadas pelo programa em 2024 e cinco representantes das instituições organizadoras. A edição de 2024 do EducaTrilha na Escola foi realizada pelo IPA em parceria com a Fundação Florestal (FF), a Prefeitura de Piracicaba, o Projeto Corredor Caipira e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O programa é patrocinado pela CJ do Brasil e pela OJI Papéis.