
03/12/2024
Nos dias 19, 21, 22 e 29 de novembro, aconteceu o curso de extensão “Educação, Divulgação e Comunicação da Ciência e Tecnologia”, oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) na capital paulista. O curso foi ministrado pelo professor Elio Carlos Ricardo e metade dos participantes que estiveram presentes possuem vínculo com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).
O curso foi voltado a pesquisadores, docentes, alunos e funcionários de instituições de pesquisa nas áreas científicas e tecnológicas, bem como professores da educação básica das disciplinas científicas (biologia, física, química, ciências). Foram oferecidos conteúdos de divulgação e comunicação da ciência e da tecnologia (C&T), considerando seus principais elementos: contexto, objetivos, destinatários, agentes envolvidos, meios, recursos e avaliações, de forma que ao final do processo fosse possível produzir um material de divulgação/comunicação. O conteúdo programático incluiu: conceitos básicos da divulgação e da comunicação da C&T; linguagens, formas e práticas nesse tipo de comunicação; fontes de informação científica e tecnológica; projetos de divulgação da C&T; estrutura e gestão institucional da informação científica e tecnológica, entre outros.
Dos 10 participantes do curso, cinco eram do IPA: os doutorandos Helena Fragoso e Iago Martins, alunos do programa de pós-graduação do Instituto, os especialistas ambientais Caroline Gruber e Paulo Muzio, do Núcleo de Divulgação Científica da instituição, e a técnica de apoio à pesquisa científica Marcia Vieira, chefe do núcleo.
O IPA é parceiro do Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária da USP, denominado Centro de Estudos CTS+i (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação) – NACE CTSi, criado pela Resolução CoCEx nº 8147, de 12 de novembro de 2021.
Notícias relacionadas
- Curso de Verão do IPA reuniu alunos e pesquisadores na promoção do conhecimento produzido no programa de pós-graduação da instituição
- Trabalho de aluna do programa de pós-graduação do IPA é premiado no XX Congresso Internacional de Botânica, na Espanha
- Pesquisa mostra que ao menos 86% das espécies nativas de vertebrados de SP estão em UCs de proteção integral