13/11/2024

Em cinco edições, o programa beneficiou 33.289 pessoas; seis escolas foram premiadas em 2024

No dia 7 de novembro, aconteceu o evento de premiação da edição 2024 do “EducaTrilha na Escola”, programa de Educação Ambiental que consiste em um processo formativo e um concurso anual de projetos educativos nas escolas da região de Piracicaba/SP. Em sua 5ª edição foram atendidas um total de total de 9.089 pessoas, entre professores, gestores escolares, alunos e pessoas que vivem nas proximidades das instituições de ensino. O EducaTrilha é realizado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) junto a diversos parceiros e apoiadores. A premiação aconteceu no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba.

Entre os objetivos do programa, está o de envolver diversos atores sociais na construção participativa de um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva de promoção da saúde e bem-estar no enfrentamento das mudanças socioambientais globais, de forma a abranger escolas, áreas protegidas e outros espaços educativos. Outro intuito é o de auxiliar na efetivação dos currículos paulista e municipal de educação e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “É incentivada uma construção de conhecimento conjunta entre toda a equipe participante, em reuniões com metodologias participativas. Os educadores atuam como protagonistas, em meio a um processo que permite o desenvolvimento de um projeto com elementos culturais e ambientais e sua implementação na escola”, afirma Laís Camargo, educadora ambiental da Prefeitura de Piracicaba.

Ao longo do ano, 14 escolas participaram de 14 encontros formativos, dois encontros de tutorias e dois encontros extras, realizados em diferentes espaços do município. “A ideia do programa é envolver toda a comunidade escolar, com a participação de professores de todas as disciplinas, estudantes, gestores, funcionários e a comunidade do entorno. Os números são informados pelas escolas, que analisam o impacto do projeto na sua unidade”, comenta Maria Luísa Palmieri, especialista ambiental do IPA, idealizadora do programa. Em cinco edições, o programa, realizado desde 2018, beneficiou 33.289 pessoas e reuniu 80 escolas participantes. “O EducaTrilha na Escola surgiu de uma tese de doutorado e foi feito a muitas mãos. E cada vez mais parceiros chegam e agregam, trazendo novidades para o programa”, relata.

Maria Luísa Palmieri é idealizadora e uma das coordenadoras do EducaTrilha na Escola / Foto: Rafael Bitencourt

“O EducaTrilha permite a formação de uma rede dentro do município, em que a educação ambiental se capilariza por meio das escolas. A partir dessa formação, há esse movimento, que os educadores levam para a escola, para outros educadores e para a gestão. É uma educação ambiental que está integrada a diversos temas, como mudanças climáticas, inclusão, bem-estar e cultura”, afirma Karine Faleiros, coordenadora de educação e políticas públicas do “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas”, projeto patrocinado pela Petrobras.

Entre os critérios para a premiação estão a participação da escola nos encontros; a realização de atividades conectadas e participativas; o envolvimento da comunidade escolar no projeto desenvolvido na escola; a contribuição para cumprimento de políticas públicas de educação e sustentabilidade no ambiente escolar; a integração com outros programas escolares; a abordagem do pensamento crítico nas atividades; o protagonismo juvenil; e a avaliação e as estratégias de continuidade de atividades educativas na escola.

Neste ano, seis escolas foram premiadas. Entre as escolas municipais, estaduais e particulares de ensino fundamental – ciclo I (1º ao 5º ano), as instituições contempladas foram: Instituto Saber (1º lugar) e Escola Municipal Prof. José Pousa de Toledo (2º lugar). Já entre as escolas estaduais, federais e particulares de ensino fundamental (ciclo II) e/ou médio, as premiadas foram: Escola Estadual Prof. João Alves de Almeida (1º lugar), Escola Estadual Prof. José Martins De Toledo (2º lugar), Escola Estadual Felipe Cardoso (3º lugar) e Escola Estadual Hélio Penteado de Castro (4º lugar). Como prêmio, os professores ganham uma viagem pedagógica ao Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, que ocorrerá de 15 a 17 de novembro. Também participarão , no dia 14 de novembro, de uma visita à CJ do Brasil, uma das empresas patrocinadoras.

Laís Camargo é uma das coordenadoras do EducaTrilha na Escola / Foto:Rafael Bitencourt

A edição de 2024 do EducaTrilha na Escola foi realizada pelo IPA em parceria com a a Fundação Florestal (FF), a Prefeitura de Piracicaba, o Projeto Corredor Caipira e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O programa é patrocinado pela CJ do Brasil e pela OJI Papéis.

Para 2025, está prevista a parceria com a Empório Produções Culturais, que submeteu o programa à Lei Rouanet, com o objetivo de ampliar as ações a partir da contratação de equipe pedagógica, equipe técnica nas áreas de consultoria cultural, comunicação e Libras e da viabilização de atividades, como exposição artística. A inteligência artificial também será incorporada na criação de atividades educativas. Além disso, está prevista a participação representantes dos municípios paulistas de Itirapina e São Simão, para vivenciarem e, depois, implantarem ações semelhantes em seus municípios.

Participantes e equipe realizadora / Foto: Rafael Bitencourt