14/10/2024

No dia 8 de outubro, o pesquisador científico Luis Alberto Bucci, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), conduziu uma atividade com alunos da Escola Municipal Marechal Cordeiro de Farias, de Sete Barras. Os estudantes participaram de uma vivência em práticas agroflorestais em diferentes sítios da região.

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são um tipo de atividade agropecuária econômica que busca imitar os processos naturais de uma floresta. Suas práticas integram de forma harmoniosa a agricultura, a criação de animais e a manutenção de árvores e arbustos no mesmo espaço, aproveitando as sinergias entre os diferentes componentes. Representam uma abordagem que equilibra a necessidade de produção com a proteção ambiental, otimizando a produtividade enquanto conserva os recursos naturais.

Durante as atividades, os alunos puderam comparar os diferentes ambientes: floresta, agrofloresta e monocultura. Nas visitas aos sítios que realizam práticas agroflorestais, tiveram a oportunidade de aprender sua relevância econômica e sua importância para a conservação da flora e da fauna. Durante as caminhadas, levantaram a biodiversidade de plantas e animais. Fizeram observação de aves, visto que nos SAFs é mais fácil avista-las, e refletiram sobre quais tipos de ambientes oferecem melhores recursos alimentares para elas. Em um dos sítios, visitaram um bambuzal, observando esse cultivo como exemplo de monocultura. Estiveram também em um chazal abandonado, onde puderam conhecer a história do chá na região e entender como o SAF está possibilitando sua recuperação. Realizaram ainda uma trilha pela floresta, contemplando a mata nativa.

A atividade foi realizada no âmbito do Projeto SAF Juçara, que tem o objetivo de promover o cultivo da palmeira-juçara (Euterpe edulis) em Sistemas Agroflorestais para obtenção e comercialização da polpa como estratégia de conservação desta espécie.

Também nesse contexto de aliar produção de espécies nativas e conservação da natureza, no dia 13 de novembro acontecerá a 13ª edição do “Seminário Frutos da Mata Atlântica: o sabor da biodiversidade”, no município de Registro. Com a presença de especialistas do IPA e agricultores da região, o evento contará com palestras, degustação e comercialização de produtos típicos do bioma.