30/10/2024

No dia 23 de outubro, aconteceu o lançamento da cartilha “Estação Biodiversidade“, que traz informações sobre as áreas protegidas do município paulista de Itirapina. Voltada a educadores da região, a publicação traz sugestões de atividades que podem ser realizadas durante as visitas com os alunos às estações Ecológica e Experimental.

O objetivo do evento foi apresentar o material a toda a sociedade, especialmente aos educadores não formais, gestores e professores de escolas públicas e privadas. Além das atividades que podem ser desenvolvidas na visita, a cartilha aborda informações sobre as Estações Ecológica e Experimental de Itirapina, a perspectiva teórica da Educação Ambiental que orienta o projeto, a relação das atividades com competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e textos de apoio sobre os temas abordados.

“Inspirado pelo trabalho colaborativo e participativo do Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Itirapina, buscamos envolver toda a comunidade na proteção e valorização do nosso meio ambiente, principalmente as áreas protegidas do nosso município, que são fundamentais para a nossa biodiversidade”, comentou Rodrigo Campanha, gestor das áreas.

O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, Uso Público e Ações na Comunidade do conselho consultivo, envolvendo, como instituições realizadoras, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal, as secretarias municipais de meio ambiente de Itirapina e de Brotas, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Associação Meninos de Aracy de Itirapina.

“Esse material foi elaborado a muitas mãos a partir da necessidade identificada junto à comunidade de apoio didático para que os professores pudessem desenvolver atividades com seus estudantes nessas áreas protegidas. Ele também incorpora resultados de pesquisas realizadas sobre a importância, nas visitas, de metodologias que incentivem a participação dos estudantes na construção dos conhecimentos e da ludicidade”, comenta Maria Luísa Palmieri, especialista ambiental do IPA, coordenadora do grupo de trabalho e uma das autoras do material.

O evento de lançamento da publicação foi gratuito, aberto a toda a comunidade e aconteceu no anfiteatro municipal Monsenhor José Maria Fructuoso Braga. O Instituto também marcou presença com os pesquisadores científicos Paulo Henrique Ruffino, membro do conselho consultivo, e Sonia Aparecida de Souza, representando o Centro de Pesquisas da instituição.