19/09/2024

Nos dias 12 e 13 de setembro, foi realizado encontro em celebração aos 15 anos de trabalhos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT/HVFF). O evento aconteceu em Recife (PE) e contou com a participação de pesquisadores e técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) do estado de São Paulo. Na ocasião, foram apresentados os avanços do projeto e discutidas ações futuras.

O INCT/HVFF foi aprovado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia em 2008 e teve as suas atividades iniciadas em 2009. Desde então, vem contribuindo para a formação de recursos humanos e para a ampliação e divulgação do conhecimento sobre algas, fungos e plantas coletados no Brasil e depositados em herbários do país e do exterior. Sua missão é contribuir com a infraestrutura de dados de qualidade de acesso público, integrando os acervos dos herbários brasileiros e repatriando dados sobre coletas realizadas no Brasil. “Além da infraestrutura necessária a cada herbário para o armazenamento e manutenção do material coletado e gestão da informação, o Herbário Virtual, como rede colaborativa, constitui uma e-infraestrutura de dados e aplicativos de acesso público, utilizando também infraestrutura de redes para interconectar cada um de seus componentes.” (p. 41) Em seus 15 anos de atividades, em parceira com a base informacional do speciesLink, contribuiu para estruturação de uma plataforma de 13 milhões de registros disponíveis, dos quais 7.960.952 tratam de coletas realizadas no território brasileiro.

O IPA participa do projeto com as coleções dos herbários “Maria Eneyda Pacheco Kauffmann Fidalgo” (SP) e “Dom Bento José Pickel” (SPSF). No evento, o Instituto foi representado pelos pesquisadores científicos Denilson Peralta, diretor do Núcleo de Coleções Biológicas, Geológicas e Paleontológicas e curador da coleção de briófitas do herbário SP, Andréa Tucci, curadora da coleção de algas do herbário SP, Maria Cândida Mamede, curadora da coleção de plantas vasculares do herbário SP, e a especialista ambiental Natália Almeida, da equipe do herbário SPSF. Além de participar do evento com painéis sobre as coleções, das reuniões e discussões dos grupos temáticos, Maria Candida apresentou suas experiências de curadoria no Simpósio “Compartilhando trabalho e vivências em coleções botânicas e micológicas”.