
03/09/2024
A Estação Ecológica de Ibicatu é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada no município paulista de Piracicaba. Devido à sua categoria, visitas são permitidas apenas para fins de pesquisa e educação ambiental. Dessa forma, em geral a população do município não conhece a área e seu importante papel socioambiental. Porém, essa realidade começou a ser transformada no último dia 22 de agosto, quando, pela primeira vez, um grupo de professores de escolas públicas e particulares teve a oportunidade de conhecer o local.
A atividade ocorreu no âmbito do EducaTrilha na Escola, programa de educação ambiental, coordenado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) junto a parceiros diversos, que oferece formação e tutoria aos professores e inclui visitas a áreas protegidas. A visita à Estação Ecológica de Ibicatu representou a concretização da primeira ação do Programa de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Ibicatu, coordenado pela especialista ambiental Maria Luísa Palmieri, do IPA, que foi entregue em junho à Fundação Florestal, responsável pela gestão da área.
“Ibicatu é uma das poucas áreas protegidas da região de Piracicaba, município que conta com apenas 8% de cobertura de vegetação natural. Este local contribui para a regulação do clima local, para a produção de água e guarda um pouco da biodiversidade da fauna, da flora e representantes raros de espécies símbolo da Mata Atlântica, como os gigantes jequitibás rosas”, comenta Karine Faileiros, do projeto Corredor Caipira, parceira na ação.
Notícias relacionadas
- Estudantes de graduação e pós-graduação da USP têm aula de campo na Estação Experimental de Tupi
- Professores realizam vivências educativas no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar no âmbito do EducaTrilha na Escola
- Edição 2024 do programa “EducaTrilha na Escola” começa no Horto de Tupi