
12/08/2024
Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) ofereceu, em sua unidade Jardim Botânico, curso de redação científica para os alunos do programa de pós-graduação da instituição.
O curso Scientific Writing in Action abordou os três pilares da escrita de um artigo científico original: conteúdo, estrutura e linguagem. Os alunos receberam uma base teórica, puderam aprimorar suas habilidades para uma escrita mais concisa, direta e fluída em inglês e tiveram parte de seus textos analisados criticamente e refinados.
A escrita científica é uma forma de comunicação que tem como objetivo principal relatar, explicar, e disseminar descobertas, teorias, e dados obtidos em pesquisas científicas. Ela é caracterizada por uma linguagem clara, objetiva e precisa e é fundamental para o progresso da ciência, garantindo que o conhecimento produzido seja acessível, verificável e útil para a comunidade científica e a sociedade como um todo.
As aulas foram ministradas por Marina Câmara, fundadora da in Press Consultoria e Comunicação Científica e egressa do programa.
O programa de pós-graduação do IPA
Criado em 2002, o Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente oferece formação em níveis de mestrado e doutorado em duas áreas de concentração: Plantas Avasculares e Fungos em Análises Ambientais (PAF) e Plantas Vasculares em Análises Ambientais (PVA). O programa aborda, de forma multidisciplinar, estudos sobre plantas, fungos e ecossistemas, contribuindo para a formação de profissionais habilitados a atuarem na realização de pesquisas, avaliação de impactos ambientais, conservação e uso sustentável da biodiversidade, recuperação de ecossistemas, além de estudos voltados à biotecnologia tanto de plantas vasculares e avasculares, como de microrganismos, tais como prospecção de fármacos, toxinas e substâncias bioativas.
Notícias relacionadas
- Estudantes da Unesp de Sorocaba participam de curso de hidrologia florestal oferecido pelo IPA no Parque Estadual da Serra do Mar
- Estudo reconstrói um século de poluição na cidade de São Paulo com base em sedimentos aquáticos
- Trabalho de aluna do programa de pós-graduação do IPA é premiado no XX Congresso Internacional de Botânica, na Espanha