04/07/2024

Durante a semana de 25 a 28 de junho, aconteceu no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga a II Jornada Rio-São Paulo de Botânica e o II Congresso Nacional de Jardins Botânicos, com o tema “Popularizando o conhecimento da botânica”.

Na abertura do evento, foram realizados dois painéis: o primeiro, “Articulando Pesquisa, Educação e Conservação em Jardins Botânicos”, com a participação Nino Tavares Amazonas, diretor técnico do Jardim Botânico de São Paulo, Claudio Hermes Maas, diretor técnico do Zoológico de São Paulo, ambos da Reserva Paulista, e Zenaide Nunes, presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Na sequência, o segundo painel foi apresentado pelo pesquisador Marco Aurélio Nalon, coordenador do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), com o tema “ReflorestaSP: esperança verde para o estado de São Paulo”.

Após abertura, os dois eventos correram em paralelo. Na II Jornada Rio-São Paulo de Botânica aconteceram 11 palestras e 9 minicursos abordando temas atuais nas várias áreas da botânica e também da micologia, proporcionando discussões sobre os desafios socioculturais na relação do homem com a flora e com os fungos. A programação contou com palestrantes do IPA e convidados de outras instituições de pesquisa brasileiras e estrangeiras.

Os minicursos trataram desde temas como: a popularização do conhecimento de plantas; as práticas e técnicas utilizadas em herbários e bancos de sementes; o ensino de briófitas; o cultivo de orquídeas; a utilização do Programa R e até a arte na ciência, com as aquarelas botânicas.

Durante a Jornada, a exposição “Ilustradores Botânicos: a Arte encontra a Ciência”, apresentou uma seleção de obras do acervo de ilustrações botânicas do Instituto, com obras de Frederico Carlos Hoehne, Joaquim Toledo, Carmen Fidalgo, Cecília Tomasi e Margaret Mee.

No encerramento, o pesquisador científico Denilson Fernandes Peralta, presidente da comissão organizadora, apresentou o balanço do evento. Foram 120 participantes, sendo 45% de profissionais e 55% de alunos; 87% dos participantes eram de São Paulo e 32% do Rio de Janeiro. Foram apresentados 29 painéis de trabalhos científicos e os minicursos contaram com cerca de 90 participantes.

“A realização de eventos como esse divulgam as pesquisas desenvolvidas e o programa de pós-graduação do IPA. A maior parte da programação foi conduzida por palestrantes do Instituto, oferecendo a oportunidade para alunos de graduação das universidades conhecerem o programa, as linhas de pesquisa e os pesquisadores. O evento também aproxima o IPA de outras instituições de ensino, de pesquisa, das redes, como a Sociedade Botânica do Brasil (SBB), e seus profissionais, facilitando a troca de experiências e possíveis parcerias”, comenta Denilson.

A realização de eventos regionais como este, é prática da SBB. “Esses eventos são importantes, principalmente para a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação da cidade e da região onde o evento está acontecendo. É uma oportunidade para atualização de conhecimentos, apresentação dos trabalhos desenvolvidos e integração com os pesquisadores da área”, relata Tania Regina dos Santos Silva, presidente da SBB.

A II Jornada Rio-São Paulo de Botânica foi organizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais e pela Reserva Paulista, com apoio da Sociedade Botânica do Brasil.

Segue abaixo a lista dos minicursos que foram oferecidos durante o evento:

1. Técnicas de herbários para criptógamas: Algas, Fungos e Briófitas
Adriana Gugliotta (IPA); Andréa Tucci (IPA); Denison F. Peralta (IPA)

2. Banco de Sementes do IPA-Semil / Jardim Botânico de São Paulo
Lilian Maria Asperti (IPA) e Marina Crestana Guardia (IPA)

3. Herbário SPF – histórico, organização e elaboração de exsicatas
José Rubens Pirani (USP); Eliane Cortazzo de Lemos; Vania Nobuko Yoshikawa; Otávio Marques (USP)

4. Identificação de Espermatófitas
Inês Cordeiro (IPA) José Rubens Pirani (USP); Vania Nobuko Yoshikawa; Otávio Marques (USP)

5. Arte na Ciência: Aquarela Botânica
Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP – Diadema)

6. Visualização de dados no R: Uso do ggplot para a construção de gráficos e mapas
Luana S. Prochazka e Amanda V. Silva (UFABC – PPG/IPA)

7. Popularização do conhecimento de plantas
Anderson Santos (Escola de Botânica)

8. Aspectos básicos do cultivo in vitro e aclimatização de orquídeas
Rogério M. Suzuki (IPA); Vanessa R. Santos (IPA) e Vívian Tamaki (IPA)

9. Uma proposta para o ensino de Briófitas na graduação
Douglas S. Oliveira (PPG/IPA) e Jessica S. de Lima (PPG/IPA)