
20/07/2024
No dia 19 de julho, o Instituto de Pesquisas Ambientais realizou junto a parceiros a atividade “Cinema e Trilha Noturna” na Estação Experimental de Tupi (Horto), em Piracicaba. Essa foi a quarta edição do evento, que já acontece há dois anos. O encontro foi aberto ao público, reuniu cerca de 80 pessoas e contou com a apresentação do filme “Amazônia: sociedade anônima“. Em seguida, foi realizada uma trilha noturna de cerca de 3 km.
“No documentário, vimos as causas profundas e complexas do desmatamento na Amazônia e a luta dos povos indígenas e comunidades tradicionais pelos seus direitos. Após a exibição, dialogamos sobre o papel socioambiental da floresta no ciclo da água, na minimização das mudanças climáticas, entre outras questões. Já na trilha que se seguiu pudemos sentir a natureza, perceber seu papel no nosso bem estar e entender a importância do Horto. Assim, a ideia foi unir reflexão, arte e contato com a natureza”, comenta Maria Luísa Palmieri, especialista ambiental do IPA.
“O evento propiciou momentos de reflexão sobre a situação dos povos indígenas e da nossa sociedade, o crescente desmatamento desenfreado e a influência no clima. Além disso, a trilha ofereceu experiência sensorial, visual, conexão e interação com os demais presentes”, comenta uma participante da sessão.