14/06/2024

Na última quarta-feira, dia 12 de junho, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) ofereceu a palestra “Uma Visão Geral da Meteorologia: a Atmosfera e Seus Fenômenos” ministrada pelo convidado Mario Festa, professor aposentado do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

A Meteorologia, ciência que estuda os fenômenos da atmosfera, tem início com o filósofo Aristóteles em 354 a.C., com a publicação de seu livro “Meteorológica”, que veio a ser a base do que hoje conhecemos como Meteorologia. A palavra Meteorológica vem do grego: meteoros que significa suspenso no ar e logos que significa tratado, ou seja, um tratado sobre tudo que está suspenso no ar, ou acima do solo. Assim o termo meteoro se refere a qualquer fenômeno que ocorra na atmosfera como chuva, vento, granizo, nuvem, arco-íris, raio, explicou o professor Mário. Já a palavra meteoroide se refere a um corpo sólido que viaja pelo espaço e, quando atravessa a atmosfera terrestre, se incendeia devido ao atrito com o ar, provocando um rastro luminoso, popularmente conhecido como estrela cadente. Quando o meteoroide cai na superfície da terra ele é chamado de meteorito.

Na sequência, apresentou diversos fenômenos meteorológicos e exemplos: as auroras polares, raios, até o processo de formação das tempestades, das nuvens aos furacões. Abordou também os meios e equipamentos utilizados na exploração ou estudo da atmosfera, desde balões atmosféricos até satélites.

Mario Festa também apresentou vários exemplos da influência dos fenômenos meteorológicos na nossa vida e cotidiano, desde a arquitetura – com o tempo moldando os tipos de construções; até a representação desses fenômenos na arte, na música, no cinema, na literatura, nas vestimentas, nos selos postais e no dinheiro (cédulas e moedas).

A palestra realizada de forma online teve a participação de cerca de 50 pessoas.

 

Assista ao vídeo da palestra na página de YouTube do IPA: