09/05/2024

No último sábado, 4 de maio, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) realizou na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), em Piracicaba, a atividade de educação ambiental “Vem brincar e aprender no Horto”. O evento teve a participação de cerca de 350 pessoas. Foram realizadas diversas atividades como oficina de tintas naturais, oficina de papel reciclado, brincadeira com sementes, ecobrinquedoteca, entre outras.

Bruno Fernandes, educador ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio ambienta de Piracicaba (Simap), destacou a importância do contato das crianças com a natureza e as atividades educativas. “Realizar uma atividade no Horto de Tupi voltada ao público infantil é abrir espaços comuns para que as crianças tenham maior contato com a natureza, construindo assim maior consciência socioambiental. Quando trazemos também grupos universitários e demais parceiros para protagonizar esses espaços educativos, conseguimos criar um processo coletivo de alfabetização ecológica na unidade”, comenta.

A atividade foi realizada em conjunto com a Prefeitura de Piracicaba e a Fundação Florestal (FF), além de parceiros como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). A ação integra o programa “Vem pro Horto”, que tem sua programação construída de forma participativa no início de cada ano. A próxima atividade será “Dança no Horto”, no dia 25 de maio, às 9h. Todos os eventos são gratuitos e abertos a toda a comunidade.

Formação de professores

No dia 2 de maio, aconteceu no Horto de Tupi o terceiro encontro do EducaTrilha na Escola, programa que oferece formação e tutoria aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O tema da atividade foi educação Ambiental e enfrentamento das mudanças socioambientais globais nas escolas e nas áreas naturais.

“Nesse encontro buscamos trazer à tona discussões sobre as várias formas de pensar e fazer educação ambiental (macrotendências), bem como abordar temas atuais como a educação inclusiva, as mudanças climáticas e saúde mental, valorizando-se o diálogo e a arte”, comenta Maria Luísa Palmieri, especialista ambiental do IPA e coordenadora do projeto. “A ideia foi aproximar ainda mais a realidade, a vivência e o cotidiano escolar dos professores a conceitos que auxiliam na reflexão sobre o planejamento e a execução de ações em educação ambiental”, complementa Isabela Marques, educadora socioambiental da Simap.

Nathália Nascimento, professora da Esalq/USP, destaca que discutir mudanças climáticas em um momento onde desastres causados pelo clima se alastram pelo país é fundamental, pois além de conscientizar para o tema, os professores têm a oportunidade de compartilhar experiências e ideias sobre a discussão sobre mudanças no clima em sala de aula e o papel da educação ambiental nesse contexto.

A edição de 2024 do EducaTrilha é realizada pelo IPA em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, o projeto Corredor Caipira – Conectando Paisagens, a Esalq/USP e a FF, com patrocínio da CJ do Brasil.