
03/04/2024
No dia 23 de março, aconteceu o HidroGeoDia|Brasil 2024. A atividade ocorre em diversos países e consiste em um passeio guiado por hidrogeólogos, dirigido ao público em geral, e que busca divulgar a importância dos recursos hídricos subterrâneos. Esta foi a segunda edição brasileira e foi realizada na cidade de Bauru. A pesquisadora científica Claudia Varnier, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), participou como uma das instrutoras. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, 22 de março.
A atividade foi dirigida a professores da rede municipal de ensino e a visita técnica foi guiada pela professora Alexandra Suhogusoff, coordenadora geral do evento, e alunos de doutorado e de pós-doutorado do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP).
Os participantes puderam acompanhar diversas atividades didáticas e dinâmicas de grupo que abordaram assuntos como água subterrânea, bacia hidrográfica, aquíferos, abastecimento público, além de problemas ocasionados pelas mudanças climáticas.
Dentre os locais visitados, destacam-se: a lagoa de captação no Rio Batalha; a Estação de Tratamento de Água (ETA), e o poço tubular profundo situado nas dependências do Jardim Botânico Municipal de Bauru.
A pesquisadora Claudia Varnier apresentou aos participantes, conceitos sobre o movimento das águas subterrâneas, principais aquíferos do estado de São Paulo, qualidade da água, além das formas de extração desse recurso hídrico. Ainda em campo, abordou aspectos importantes a respeito dos tipos de poços, bem como os cuidados na construção e manutenção dessas captações. A fim de fortalecer o aprendizado e estimular uma conversa descontraída, o HidroGeoDia|Brasil 2024 terminou com uma palestra sobre o Projeto Sacre, do qual Claudia é integrante, além de informes importantes sobre o sistema de saneamento em Bauru.
O Projeto Sacre (Soluções Integradas de Água para Cidades Resilientes) é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo 2020/15434-0) e conta com a participação de universidades paulistas (USP, Unicamp, Unesp e Unifesp), estrangeiras (universidades de Waterloo e de Hiroshima), bem como de instituições do Governo do Estado de São Paulo (IPA, Cetesb, DAEE e IPT).
As atividades foram acompanhadas por representantes do Departamento de Água e Esgoto de Bauru, apoiador do evento. Também marcaram presença professores e alunos de graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), além de jornalistas locais.
Mais informações: sacre.hidrogeodia@gmail.com
Notícias relacionadas
- Pesquisadora do IPA apresenta resultados de estudos sobre contaminação de águas subterrâneas em congresso na África do Sul
- IPA Lança a 5ª Cartilha da Coleção Geonatural sobre aquífero voltada para o público infanto-juvenil
- Pesquisadora do IPA recebe prêmio como coorientadora de Trabalho de Formatura no Instituto de Geociências da USP