
04/04/2024
O “EducaTrilha na Escola” continua com suas inscrições abertas para escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba até o dia 09 de abril.
No dia 28, última quinta-feira, foi realizado o primeiro encontro formativo do Programa, com o tema “Apresentação do programa e problematização das questões socioambientais atuais”. O encontro começou com uma vivência musical conduzida por Karine Faileiros, coordenadora de Educação e Políticas Públicas do projeto Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas, que comentou sobre a atividade: “Este primeiro encontro de formação de educadores foi bastante mobilizador por se tratar do início de um percurso de construção coletiva de práticas educadoras e conhecimentos em educação ambiental que fortalecem uma importante rede local de pessoas, escolas e instituições que se propõe a responder com esperança e transformação a um momento de tamanhos desafios socioambientais. Iniciar com uma ciranda e música foi importante para nos conectamos ao processo com presença e alegria”.
Em seguida, todos os participantes e organizadores se apresentaram, utilizando-se também uma atividade de vivência teatral para criar um ambiente acolhedor e confortável para os participantes. Artur Akan Safi, estudante de Gestão Ambiental da ESALQ/USP e membro do Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca da mesma universidade, que conduziu a atividade, manifesta sua satisfação em ter um papel ativo na equipe de organização do programa: “Participar da organização do EducaTrilha é uma sensação muito satisfatória de que estou no caminho certo. A experiência de poder conduzir atividades para formadores críticos é incrível, e me faz um futuro gestor ambiental melhor e mais preparado.”
Após as apresentações, foi realizado um “Passa ou repassa cooperativo” sobre o EducaTrilha na Escola. Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa, explica sobre a proposta da atividade: “A ideia foi apresentar o programa de forma dinâmica e divertida, incentivando que todos refletissem sobre os objetivos e características do mesmo e os professores que já participaram nas edições anteriores compartilhassem também suas vivências com aqueles que estavam participando pela primeira vez”.
Nesse encontro, também se dialogou sobre questões socioambientais atuais, conectando-se com a realidade de cada escola e entorno, por meio da atividade “o território que temos e o território que queremos”, que utilizou o desenho coletivo como estratégia educativa. “O encontro finalizou com os grupos compartilhando seus desenhos e essa troca foi muito significativa, pois favoreceu não somente o diálogo, mas a integração do grupo, por meio dos desafios e sonhos parecidos, reforçando a ideia de que todos estamos no ‘mesmo barco’” destaca Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da SIMAP e coordenadora do Programa.
Charlies Pociano, coordenador pedagógico da Escola Municipal “Professora Ida Francez Lombardi”, comenta sobre o encontro: “O primeiro encontro do EducaTrilha 2024 foi profundamente impactante para mim. Ter participado das primeiras edições (2018-2019), representando a então única escola municipal, e agora testemunhar inúmeras escolas da rede municipal engajadas no concurso, como catalisadoras da transformação do olhar em relação à educação ambiental, e tornando evidentes as práticas sustentáveis realizadas nas escolas para a construção de um mundo mais sustentável, enche-me de entusiasmo e gratidão por fazer parte dessa jornada”. Mayara Brandão Venturini, professora de História da Escola Estadual “Francisco Mariano da Costa”, complementa: “O primeiro encontro do EducaTrilha foi, na realidade, um reencontro; um reencontro com pautas, práticas e ideias que há um tempo eu não experienciava. É bom sentir que existe esse espaço de debate, com pessoas preocupadas com as mesmas coisas que eu, porque às vezes o mundo é tão ‘do contra’ com a gente, que até duvidamos se estamos no caminho certo. Essas preocupações com conscientização ambiental, cultural, política muita vezes são esquecidas”.
O EducaTrilha na Escola é um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva e de promoção de saúde e bem-estar no enfrentamento às mudanças socioambientais globais, realizado com escolas por meio de um processo formativo e um concurso de projetos educativos que incluem visitas à Estação Experimental de Tupi. Esse programa oferece encontros formativos e de tutoria aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica com representantes das mesmas (professores, coordenadores e/ou gestores) a uma área protegida do Estado de São Paulo administrada pela Fundação Florestal, definida de forma conjunta pela equipe organizadora e participantes dos encontros formativos.
A edição de 2024 do EducaTrilha na Escola é patrocinada pela CJ do Brasil e realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), Corredor Caipira, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Fundação Florestal (FF). A iniciativa tem, ainda, o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (COMCLIMA), da OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, do Imaflora, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, da OSCIP Novo Encanto, da Pira na Paisagem e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza – CRECIN, Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” e PET Ecologia).
O regulamento para a participação no programa e o termo de compromisso para a inscrição da escola estão disponíveis em: https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola/, bem como uma publicação sobre o programa e portifólios e vídeos sobre as atividades desenvolvidas nas escolas nos anos anteriores.
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