21/03/2024

O Museu Geológico Valdemar Lefèvre (Mugeo) possui acervo composto por coleções de minerais, rochas e fósseis, além de equipamentos técnico-científicos antigos e outros objetos, ligados às atividades de pesquisa sobre o território paulista empreendidas pela Comissão Geográfica Geológica de São Paulo (1886-1931) e órgãos que a ela se seguiram (como o Instituto Geográfico e Geológico e o Instituto Geológico). São 3.200 itens coletados ou fabricados nos séculos XIX e XX.

O museu funcionou até novembro de 2022 no Parque da Água Branca, na capital paulista. Atualmente, está fechado para o público por não ter sido contemplado na concessão do Parque à iniciativa privada. No entanto, encontra-se em um momento de renovação marcado por mudanças significativas, como um novo endereço, a elaboração de novas exposições e o planejamento de diversas ações estratégicas.

Com a reimplantação do Mugeo na Unidade Vila Mariana do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), está sendo realizada a elaboração do plano museológico que irá subsidiar e nortear o planejamento estratégico e a concepção da nova exposição de longa duração. Como uma das das etapas do diagnóstico para elaboração desse documento, o Instituto está buscando entender o perfil do público e suas expectativas em relação a este museu.

Participe da pesquisa acessando o link e respondendo ao questionário: https://abrir.link/ckwXV

Além do questionário, haverá outras formas de construção colaborativa do plano museológico, como rodas de conversa tanto para o público interno do IPA quanto para a comunidade em geral.