22/03/2024

O Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) recebeu na Unidade Jardim Botânico, zona sul da capital paulista, uma turma do curso Especialização em Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês para a realização do módulo “Saúde e Natureza”. O evento aconteceu no dia 17 de fevereiro e contou com a participação de 20 estudantes de pós-graduação.

A atividade foi coordenada pelo professor Plinio Cutait, coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês, pelo médico Fernando Bignardi e equipe de profissionais de saúde transdisciplinares do Centro de Ecologia Médica “Florescer na Mata” e pelo pesquisador científico Domingos Sávio Rodrigues, do IPA.

Domingos abriu a atividade com uma prática de observação e integração com a natureza, conduzindo o grupo por áreas ajardinadas do Jardim Botânico e por uma trilha de Mata Atlântica conservada, estimulando a reflexão sobre a importância, as semelhanças e diferenças entre as áreas.

Já em sala de aula, o grupo participou de uma aula transmitida ao vivo com o professor Craig Holdrege, do Nature Institute de Nova Iorque (Estados Unidos), sobre as evidências do alcance do olhar fenomenológico ao observar o polimorfismo de algumas espécies de plantas em resposta a variações ambientais. Após a aula do professor Craig, os alunos realizaram atividade prática observando as plantas no espaço próximo.

Na sequência, a partir dos conceitos trabalhados, os participantes foram preparados para exercitar o diagnóstico supra disciplinar de pessoas assistidas. Segundo a equipe do Núcleo de Cuidados Integrativos, quando o diagnóstico é praticado por uma equipe de saúde multiprofissional, com formação transdisciplinar, possibilita a emergência de condutas alinhadas pelo diagnóstico supradisciplinar, porém com as qualidades dos saberes disciplinares, alinhados pela atitude transdisciplinar. Essa prática ancorada numa percepção multidimensional da estrutura humana, possibilita uma genuína intervenção integrativa na assistência à saúde, que vai além do modelo biomolecular praticado convencionalmente.