26/03/2024

No dia 19 de março, o pesquisador científico Osny Tadeu de Aguiar, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), esteve em Ilhabela/SP para dar orientação aos viveiristas da prefeitura municipal. A atividade envolveu a identificação de árvores em um fragmento de vegetação nas proximidades do Viveiro Municipal Aroeira com vistas à coleta de sementes e produção de mudas.

Esse trabalho do IPA em conjunto com a Prefeitura de Ilhabela dá continuidade às atividades que o pesquisador já desenvolvia há alguns anos no então Instituto Florestal (IF) com cursos, palestras e rodas de conversa abordando noções sobre herbários e sua importância para os viveiros, coleta de material botânico, montagem de exsicatas, identificação de espécies, marcação de matrizes e identificação de exemplares arbóreos com a fitossanidade comprometida, contribuindo com o município no sentido de apontar exemplares que necessitem ser podados ou suprimidos.

A equipe de viveiristas de Ilhabela também já esteve na capital paulista para a realização de uma capacitação. Ano passado, o grupo foi recebido no Parque Estadual Alberto Löfgren, onde está localizada a unidade Horto Florestal do IPA. No encontro, conduzido por Osny, foram trabalhados temas como técnicas de qualidade e germinação de sementes, paisagismo e acondicionamento de material botânico para identificação de flora.