19/03/2024

O Programa EducaTrilha na Escola está com suas inscrições abertas até o dia 24 de março. Escolas municipais, estaduais e particulares de Piracicaba (SP) podem participar. Trata-se de um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva e de promoção de saúde e bem estar no enfrentamento às mudanças socioambientais globais, realizado com escolas por meio de um processo formativo e um concurso de projetos educativos que incluem visitas à Estação Experimental de Tupi.

O Educatrilha oferece encontros formativos e de tutoria aos professores e tem um papel integrador em relação às demais iniciativas de educação ambiental e cultural no âmbito escolar. O prêmio para as escolas vencedoras é uma viagem pedagógica para seus representantes (professores, coordenadores e/ou gestores) a uma área protegida paulista, definida de forma conjunta pela equipe organizadora e participantes dos encontros formativos. Nos anos anteriores, as viagens foram para os Núcleos Picinguaba e Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar.

A edição de 2024 do EducaTrilha é realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, o projeto Corredor Caipira – Conectando Paisagens, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e a Fundação Florestal (FF), com patrocínio da CJ do Brasil.

O regulamento para a participação no programa e o termo de compromisso para a inscrição da escola, bem como uma publicação sobre o programa e portifólios e vídeos sobre as atividades desenvolvidas nas escolas nos anos anteriores, estão disponíveis no link: https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola

Depoimentos

“Ao me deparar com a abertura das inscrições do EducaTrilha, tive a certeza de que eu precisava correr o quanto antes para me inscrever, pois a nossa escola não poderia perder a oportunidade de continuar vivenciando esse programa, que passou a fazer parte da nossa concepção e da nossa história”, relata Kelly Barboza, diretora da Escola Municipal “Prof.ª Tercília Bernadete Sanches Costa”.

“Nesta edição teremos a visita em outras áreas protegidas, proporcionando diversas imersões e conexões com a natureza, por parte das pessoas participantes do programa”, revela Bruno Fernandes, educador ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba.

“O projeto EducaTrilha melhora a qualidade de vida dos munícipes de Piracicaba ao priorizar a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Ao envolver a comunidade local, fortalece os laços comunitários, reduzindo riscos ambientais e promovendo a conscientização, especialmente entre os estudantes. Essas ações não apenas contribuem para um futuro mais promissor, mas também iniciam uma transformação sustentável”, comenta Kelly Fratta, ESG da CJ do Brasil.

“Durante minha jornada no EducaTrilha, tive a oportunidade enriquecedora de mergulhar em metodologias ativas e práticas mão na massa que transformaram minha visão sobre educação. Ao vivenciar diversas atividades, pude perceber o impacto positivo que essas abordagens têm no processo de ensino aprendizagem. Através de experiências imersivas e desafiadoras, os estudantes são estimulados a pensar de forma crítica, colaborativa e criativa, desenvolvendo habilidades essenciais para enfrentar os desafios. As expectativas desse ano são enormes, pois pretendemos dar continuidade em nosso projeto de reflorestamento iniciado com o EducaTrilha 2023 com a expectativa de uma grande parceria a vista e o EducaTrilha agregando valores, práticas e ações”, compartilha Elaine Regina Teixeira, professora de ciências da Escola Estadual Prof. José Martins de Toledo.

“É parte fundamental do Corredor Caipira a atuação em rede em processos de mobilização e educação socioambiental, partindo do pressuposto que não se alcançam as transformações almejadas, como a conexão de paisagens, se não forem estabelecidos efetivos processos educadores ambientalistas que possam conectar as pessoas com seus territórios, suas problemáticas e soluções, priorizando pessoas com deficiência, afrodescendentes e mulheres. Sendo assim, o projeto contribuirá na concepção e realização de atividades educadoras e viabilização estrutural e logística do EducaTrilha em parceria com os demais realizadores e parceiros”, explica Karine Faleiros, do Conexão Caipira, sobre a união das duas iniciativas.

“No ano passado o EducaTrilha beneficiou mais de 14.200 pessoas e esse ano queremos que ele possa ser ainda mais transformador para os professores, os estudantes e a comunidade, trazendo também a educação inclusiva e o enfrentamento das mudanças socioambientais globais”, conclui Maria Luísa Palmieri, especialista ambiental do IPA e idealizadora e coordenadora do programa.