
01/11/2023
Durante o final de outubro e a primeira metade de novembro, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) está promovendo cursos de capacitação sobre o Sistema de Alerta de Ressacas e Inundações Costeiras (SARIC) para técnicos dos municípios do litoral paulista. Os treinamentos são acompanhados de atividades de campo nas praias.
O SARIC é um novo sistema que integra informações de previsão de condições marítimas, altura de maré, ondas e monitoramento de situação de praias do litoral paulista. A plataforma será incorporada aos planos de contingência municipais e deverá operar já a partir do próximo verão.
Em 30 de outubro, a pesquisadora científica do IPA Célia Regina de Gouveia Souza ministrou o curso na Universidade Santa Cecília, em Santos, para técnicos da Baixada Santista e Litoral Sul. No dia 31 foi realizada a atividade de campo em Santos e São Vicente e hoje, 1 de novembro, no município de Bertioga. Na próxima semana, a capacitação no SARIC para os técnicos do Litoral Norte ocorrerá na segunda-feira (6) no Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba. Nos dias subsequentes, ocorrerão as atividades de campo em Ilhabela (7), São Sebastião (8), Caraguatatuba (9) e Ubatuba (10). Nos dias 13 e 14 será realizada a atividade de campo em Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande. Dia 16, no Guarujá. As datas das atividades de campo nos municípios de Cananeia, Iguape e Ilha Comprida ainda serão definidas.
Notícias relacionadas
- Pesquisadora do IPA explica fenômeno de maré negativa ocorrido em Santos
- Pesquisadora do IPA participa de Audiência Pública sobre os impactos da dragagem no Canal de Santos
- Em podcast da Pesquisa Fapesp, geóloga do IPA explica como eventos climáticos severos somados à urbanização sem planejamento acentuam a erosão costeira