16/11/2023

Foto: Pesquisadoras Rosângela Simão-Bianchini e Fátima Buturi no Herbário SP

A experiência da pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) Rosângela Simão-Bianchini e sua prática em coleta e herborização de plantas, para fins de pesquisa científica, foi um dos exemplos retratados no livro “The Herbarium Handbook: Sharing Best Practice from Across the Globe” (Manual do Herbário: Compartilhando Melhores Práticas de Todo o Mundo), produzido pelo Royal Botanic Gardens, Kew – Inglaterra. Esse livro recém lançado é uma nova edição, com atualizações de recursos essenciais para todos os botânicos, curadores de herbários e técnicos envolvidos na criação e manutenção dessas coleções. O livro abrange desde a criação de coleções de herbário até a preparação, gerenciamento e cuidados com os espécimes.

As informações, encaminhadas pelas pesquisadoras Rosângela Simão-Bianchini e Fátima Otavina de Souza Buturi, foram utilizadas como uma das experiências de coletores relatadas no livro. O material integrou o capítulo “Collecting for the Herbarium” (Coletando para Herbários). Além de uma breve apresentação da pesquisadora, o texto traz particularidades da coleta em biomas brasileiros como a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga, a necessidade das autorizações do SISBIO e SISGEN para realização de coletas no Brasil e algumas dicas práticas para os dias de coleta.

Segundo Rosângela, os herbários têm papel fundamental na pesquisa científica, por exemplo, por abrigarem exemplares das populações naturais, materiais testemunho, amostras utilizadas para descrição de espécies e todo o banco de dados associados a eles, fornecendo material e informação para as pesquisas em diversas áreas como biodiversidade, restauração ecológica, bioprospecção e desenvolvimento tecnológico. Observa que é necessário divulgar que há cuidados a serem tomados, inclusive exigências legais de proteção da biodiversidade, para realização de coleta e transporte de plantas nativas brasileiras.

The Herbarium Handbook foi publicado pela primeira vez em 1989, trazendo orientações sobre os aspectos técnicos do trabalho em herbário, tais como a preparação, o acondicionamento, a preservação e a organização das amostras. Ao longo dos anos, o material foi sendo revisado e atualizado, incluindo a modernização de equipamentos, a mudança na legislação em relação aos produtos utilizados na preservação das amostras e no controle de pragas, o avanço da informática e o uso das bases de dados – essenciais para organização das informações dos herbários. Nesta 4ª edição, o livro foi reestruturado e adotou uma nova abordagem, contando não só com a experiência da equipe do Kew Herbarium, como também com a rica colaboração de pesquisadores e herbários de diversas partes do mundo.

“O trabalho conjunto dos pesquisadores e técnicos do IPA com as diferentes instituições nacionais e internacionais, além de permitir o intercâmbio de experiências, facilitam a divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos e, consequentemente, da instituição, abrindo novas possibilidades de pesquisas e parcerias”, complementa Rosângela.

Os herbários do IPA

O IPA mantém dois importantes herbários com coleções de significativa representatividade, com destaque para a flora do estado de São Paulo. Ambos são credenciados como “Fiel Depositário” de amostras de componentes do patrimônio genético e integram projetos multi-institucionais como: Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo; Flora e Funga do Brasil; Livro Vermelho da Flora do Brasil; rede speciesLink.

O herbário SP “Maria Eneyda Pacheco Kauffmann Fidalgo” conta com um acervo de mais de 560 mil amostras, que inclui: angiospermas, gimnospermas, licófitas, samambaias, briófitas, algas, fungos e líquens, além das coleções de madeiras (xiloteca) e grãos de pólen (palinoteca). É o segundo maior herbário do Brasil e o quarto da América do Sul, contando com uma rica e diversa amostra de plantas de todo o país.

O herbário SPSF “Dom Bento José Pickel” vem se consolidando como referência para a elaboração dos planos de manejo das Unidades de Conservação do Sistema Ambiental Paulista, visto ser a coleção mais representativa das áreas protegidas no Estado.

Conheça as coleções científicas do IPA.

Pesquisadora Rosângela Simão-Bianchini com o livro The Herbarium Handbook

Davies, N.M.J.; Drinkell, C. & Utteridge, T.M.A. 2023. The Herbarium Handbook: Sharing Best Practice from Across the Globe. Royal Botanic Gardens, Kew. 256p.