
06/10/2023
A Semana SciELO 25 anos, realizada de 25 a 29 de setembro de 2023, foi promovida pela equipe do Programa SciELO/ FAPESP, no formato híbrido (presencial e em videoconferência), em São Paulo, SP. O evento focou nos princípios da diversidade, inclusão, equidade e acesso aberto aos conhecimentos produzidos pela Ciência para a sociedade.
Durante os primeiros dois dias do evento, foram realizadas apresentações das coordenações nacionais de diversos países como Cuba, Argentina, Bolívia, Costa Rica, África do Sul, Chile, México, Paraguai, Portugal, Espanha e Brasil. Temas como “Em busca de Visibilidade e Impacto” contaram com apresentações de diversos editores de revistas científicas, Agência Bori, ABEC e outras entidades expressivas na produção de publicações científicas.
Outro tema discutido foi o modelo SciELO de publicação de periódicos e livros e as plataformas de acesso aberto. Também foi abordada a questão da cobrança de taxas para publicação, exclusivamente destinadas para a produção bibliográfica, sem fins lucrativos.
No âmbito nacional, importantes entidades como CAPES, ABEC, IBICT, Instituto D´Or, CNPq, entre outros, estiveram representadas e, no âmbito internacional, entidades como Go Fair, BIREME, Open Science and Research Infrastructure of the European Comission, UNESCO, DOAJ, entre outros, participaram dos debates, trazendo aspectos históricos, filosóficos, experiências e novas perspectivas que favoreçam a Ciência Aberta e o Acesso Aberto às publicações científicas. Instituições como USP, UNICAMP, UNESP, UFBA, Fiocruz e outros também participaram do evento.
Tópicos relevantes como as métricas que definem a qualidade das publicações, o multilinguismo, a produção de preprint como forma de permitir a avaliação de artigos após a publicação, a polêmica avaliação por pares informados, ou seja, identificados para os autores, e a necessidade de tornar mais equitativo o acesso a dados científicos por países em condições desiguais, sob ponto de vista socioeconômico, também foram abordados nos diálogos e debates promovidos durante o evento.
Para a Hoehnea, que é um dos periódicos produzidos pelo Instituto de Pesquisas Ambientais, a participação no evento da Editora-Chefe, Dra. Iracema Helena Schoenlein-Crusius, e da Diretora do Núcleo de Publicações Científicas, Sra. Karina Margarete Silva das Neves, constituiu oportunidade única e muito relevante de conhecer as experiências de outros periódicos, os problemas comuns, as soluções elaboradas, além das perspectivas do Programa SciELO/ FAPESP para os próximos anos.
O Periódico Hoehnea foi lançado em 1971 pelo então Instituto de Botânica (IBt), em substituição aos Arquivos de Botânica do Estado de São Paulo, recebendo o nome em homenagem ao botânico Frederico Carlos Hoehne, fundador e primeiro diretor do IBt. A especialidade da revista é a publicação, de forma contínua, de artigos originais, revisões e notas científicas em todas as áreas da Botânica e da Micologia (Anatomia, Biologia Celular, Biologia Molecular, Bioquímica, Ecologia, Filogenia, Fisiologia, Genética, Morfologia, Palinologia e Taxonomia), em Português, Espanhol ou Inglês. Os artigos são submetidos por meio da plataforma Scholar One e o acesso às matérias publicadas é livre, seguindo o regramento do “Open Access”, através da Plataforma SciELO (https://www.scielo.br/j/hoehnea/).
A equipe do SciELO disponibilizará conteúdos do evento através do site: https://25.scielo.org.
Texto – Iracema Helena Schoenlein-Crusius
Foto: Facebook/BIREME
Notícias relacionadas
- Pesquisa publicada em revista científica do IPA sobre riscos da alimentação de macacos-prego por visitantes de parques é destaque na mídia
- Estudo publicado em periódico científico do IPA traz primeiro registro de furão-pequeno no Parque Estadual de Campos do Jordão
- Revista científica do IPA lança nova seção temática e aborda cartografia geomorfológica para o Antropoceno