20/10/2023

Três pratos em cerâmica do Museu Florestal Octávio Vecchi integram uma exposição internacional sediada em Madri, na Espanha. As peças estão entre as mais de 600 obras reunidas para a mostra “Antes de América – Fuentes originarias en la cultura moderna”, organizada pela Fundação Juan March.

A exposição revela a influência das antigas civilizações do continente americano – dos povos indígenas, do Alasca à Patagônia, na cultura moderna e contemporânea. Estão incluídas pinturas, esculturas, desenhos, documentos, fotografias, design, arquitetura e outras formas artísticas atuais.

“A exposição começa no século XVIII, documentando expedições científicas e descobertas arqueológicas, a formação das primeiras coleções e a arquitetura historicista. Continua tratando daquela dimensão identitária americanista que, no início do século XX, reinterpretou os saberes e as línguas pré-colombianas em materiais destinados à educação escolar e deu origem às escolas de artes e ofícios, transformando o design gráfico, a literatura, o teatro, o cinema, a música e a moda. Aborda também as propostas plásticas que, em meados do século passado, recuperaram ou inventaram “o ancestral”, quando novos “artistas viajantes” se aventuraram pela América e a exploraram, recolheram os seus achados e registraram-nos com desenhos e fotografias que permearam as suas próprias obras.

A exposição estende-se até aos dias de hoje, revelando como o paradigma ameríndio em todo o mundo parece não dar sinais de cansaço: sobrevive no uso consciente da geometria e da cor, na citação crítica ou irônica do passado, na performance, nas arquiteturas pós-modernas com raízes indígenas, no kitsch intencional, no refinamento da arte conceitual, nos novos comportamentos artísticos e na renovação sofisticada de artes e ofícios antigos, agora carregados de novos significados político-sociais e estéticos.”
Antes de América | Fundación Juan March

As obras emprestadas são de autoria do artista Antônio Paim Vieira e foram adquiridas pelo diretor do antigo Serviço Florestal, Octávio Vecchi, em 1928, para comporem o acervo do Museu Florestal. No ano passado, obras da mesma coleção foram emprestadas para a exposição “Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil”, realizada no Sesc 24 de maio, na capital paulista.

Paim (1895-1988), nascido em São Paulo, foi pintor, ilustrador, ceramista e professor. Artista de inúmeras técnicas, dedicou-se a temas nacionalistas, como a representação estilizada da flora e da fauna e o uso das decorações geométricas dos índios marajós, que utilizou em diversos trabalhos, incluindo as cerâmicas, técnica que trabalhou com pioneirismo em São Paulo.

Além das peças em cerâmica, o Museu Florestal tem em suas paredes um painel mural projetado por Vecchi e pintado por Paim, trazendo a representação de 42 espécies de árvores identificadas por seus nomes populares.

Localizado no Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal de São Paulo, o Museu Florestal foi idealizado no final da década de 1920, por Octávio Vecchi, e inaugurado em 1931. O edifício foi projetado com o objetivo de ser um museu, bem como abrigar laboratórios de pesquisa, que funcionaram no piso inferior entre as décadas de 1930 e 1960. O acervo é composto por um mostruário de madeiras entalhadas, peças das escolas de xilografia, charão (laca japonesa), marcenaria, marchetaria, aquarelas, um tríptico a óleo de autoria de Helios Seelinger ilustrando a história de São Paulo, vitrais executados pela Casa Conrado, além de outras obras. Atualmente a gestão do Museu e de seus acervos está concedida para a Concessionária Urbia Águas Claras. O acervo do Museu Florestal pode ser visitado pessoalmente ou virtualmente. Conheça o acervo.

O Museu Florestal Octávio Vecchi e suas principais coleções são tombadas pelo órgão estadual de proteção do patrimônio histórico de São Paulo, por esse motivo o empréstimo envolveu avaliação positiva do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), responsável pelo Museu, e prévia autorização pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

A Exposição “Antes de América – Fuentes originarias en la cultura Moderna” teve início em 06 de outubro de 2023 e vai até 10 de março de 2024, na sede da Fundação Juan March em Madri. Informações detalhadas no site: https://www.march.es/es/madrid/exposiciones/antes-america

Pratos de Antônio Paim Vieira ao lado de outras obras da exposição